Quais lendas estão presentes na série Cidade Invisível?

Com um elenco talentoso, mergulhamos nas principais lendas do folclore brasileiro, conduzidos por um suspense policial incrível.

Cidade invisível, série original da Netflix, acompanha uma investigação, a partir do aparecimento de um boto rosa na praia, onde o investigador [Eric] associa à misteriosa morte de sua esposa Gabriela.

Costurando uma teia de mistério com as principais lendas do folclore brasileiro, acompanhamos um suspense honesto e cheio de riqueza de informação e propriedade.

E pensando nessas lendas que tanto conquistaram o mundo e representa nossas raízes, listamos aqui, os principais personagens e as lendas que representam.

PRIMEIRA TEMPORADA

Jéssica Córes como Camila

Camila representa a Iara, a lenda da mãe d’água é de origem tupi. Iara significa “Senhora das Águas”. Esta personagem é representada por uma sereia belíssima que atrai os pescadores com suas doces canções a fim de matá-los.

Wesley Guimarães como Isac

Isac representa o Saci. Muito brincalhão e travesso, o Saci surge como um redemoinho e gosta de assustar pessoas. Embora o Saci-pererê seja o mais conhecido, existem três tipos de saci: O Pererê, o Trique e o Saçurá.

Alessandra Negrini como Inês

Inês representa a Cuca. De origem portuguesa, a lenda da Cuca está associada muitas vezes com o “bicho papão”. Ela é uma personagem muito temida pelas crianças, representada por velha feia e malvada com cara de jacaré que raramente dorme. Sua personagem está associada com o rapto de crianças desobedientes e que não querem dormir.

Victor Sparapane como Manaus

Manaus representa o Boto Rosa. Reza a lenda que nas noites de Festas Juninas, o boto,  sai dos rios e transforma-se num homem muito atraente. Seu objetivo é atrair e seduzir as mulheres para levá-las ao fundo dos rios e acasalar. Por este motivo, a cultura amazônica costuma afirmar que o boto é o pai de todos os filhos de origem desconhecida.

Jimmy London como Tutu

Tutu representa o bicho papão. O bicho-papão é a personificação do medo. É um ser mutante que pode assumir qualquer forma de bicho, e também do que a criança mais ter medo.  Está sempre à espreita e é atraído por crianças desobedientes.

Fábio Lago como Curupira

O Curupira possui uma aparência bastante assustadora com os pés virados para trás, nariz pontiagudo e um cabelo em chamas, ele também é o grande protetor das matas.

Outro personagem do Folclore mencionado é o Corpo seco. Diz a lenda que o Corpo-seco aparece em qualquer hora do dia, ou da noite. Quando é de dia, o Corpo-seco se move pelos matos e florestas. Diz-se que é um suposto garoto que passou a vida batendo, agredindo e respondendo seus pais. Quando morreu, nem o céu e nem o inferno o aceitaram, então teve que ficar na terra, mas ele não ficou tanto tempo enterrado, pois a terra o “cuspiu” e virou uma criatura maligna que fica grudada nos troncos das árvores e perambula em áreas urbanas, apavorando e colocando terror nas pessoas com seu corpo em decomposição.

SEGUNDA TEMPORADA

Já a segunda temporada que leva a história para Belém, nos apresenta novas lendas e traça um paralelo entre a natureza e a humanidade e como eles precisam caminhar juntos para que não aja haja destruição. Cidade invisível é o contraste perfeito entre o ceticismo e as crenças e onde os extremos podem nos levar. Uma história sobre raízes e  ancestralidade e preservação ambiental!

Nesta nova leva de episódios temos:

Simone Spoladore como Clarice

Clarice representa a Mula sem cabeça. Essa lenda fala sobre mulheres que foram amaldiçoadas com a capacidade de converter-se em uma mula que possui labaredas no lugar da cabeça. Era uma lenda que reforçava os valores morais de séculos passados para evitar que mulheres mantivessem relações sexuais antes do casamento, sobretudo com padres.

Leticia Spiller como Matinta Perera

Oriunda no Norte do Brasil, é uma mulher idosa, que usa roupas escuras e velhas e que passa as noites assoviando pelas ruas, causando medo nas pessoas.

De acordo com algumas versões da lenda, ela se transforma em um pássaro, já em outras, ela se transforma em coruja. Ela só para de assobiar quando algum morador promete algo a ela.

Zahy Guajajara como Débora

Débora ou Mara Caninana representa Boiuna dentro da narrativa de cidade invisível. Não fica muito claro, mas creio que sua personagem se refira a lenda dos dois irmãos Honorato e Maria Caninana. Lenda essa proveniente do Pará, onde inclusive a história se passa e é praticamente o enredo central.

Tomás de França como Bento

O Jovem representa a lenda do Lobisomen, conhecida como um homem que se transforma em lobo em noites de lua cheia e sai em busca de vítimas para poder alimentar-se do sangue delas, ou simplesmente matá-las.

Mestre Sebá como Lazo

Lazo é um senhor que representa a lenda do Zaori. Reza a lenda que são homens que no lugar de olhos comuns, eles enxergam todas as riquezas da terra. Localizam tesouros, minas de ouro e prata, pedras preciosas… mas tem um porém: eles nunca podem ficar com essas riquezas.

As duas temporadas da série está disponível na Netflix!

LEIA MAIS SOBRE SÉRIES

Acompanhe a gente também no Youtube no Instagram e no Tiktok! Tem conteúdos por lá todos os dias! Para apoiar nosso trabalho, acesse catarse/crisepanda 😉 Obrigada!!