Pára tudo: o chocolate do mundo está acabando!

-por , em 02/04 -
Pára tudo: o chocolate do mundo está acabando!

Gente, comecei a tremer desde agora. Tá, eu sei que sou uma pessoa doce de leite e não uma pessoa chocolate, mas, saber que ele está aí, esperando que eu tenha uma vontade de comer repentinamente, é reconfortante. Mas, saber que, um dia, ele acabará e o mundo viverá sem bombonzinhos deliciosos, me partiu o coração. As gerações futuras não merecem isso! A estatística é séria, não é brincadeira. De acordo com uma pesquisa da revista Bloomberg Pursuits, até 01 de janeiro de 2020, a brecha entre a quantidade de cacau que o mundo deseja consumir e a quantidade que pode produzir crescerá para um milhão de toneladas métricas. 🙁

Vamos entender esse negócio direito porque meu coração já está palpitando mais que o normal e isso não está correto. A revista publicou uma matéria com os dados perturbadores de falta de chocolate no mundo e os cientistas já estão correndo contra o tempo para encontrar bons substitutos (ok, essa segunda parte é mentira, eu que desejo isso mesmo).

A previsão é que em 2030, a insuficiência de cacau cresça para dois milhões de toneladas e a cada década, o negócio piora mais ainda. Devido a doenças, secas, mercados novos (e ávidos) e a substituição do cacau por safras mais produtivas como o milho e a borracha, espera-se que a brecha entre a demanda e a oferta cresça um milhão de toneladas por década no futuro previsível.

nooooo

Esforços estão em andamento para abaratar o chocolate e torná-lo abundante – e no processo, o chocolate está se tornando inadvertidamente tão insípido como os tomates comprados hoje em dia nas lojas, mais um alimento, junto ao frango e os morangos, que passou de saboroso para esquecível no caminho até a plenitude.

Exite uma pequena luz no fim do túnel: Um fazendeiro chamado José Geraldo Ramírez derrubou sete hectares de abacaxis a 33 quilômetros de Upala, Costa Rica, para plantar uma safra bem mais lucrativa: cacau de alto rendimento desenvolvido por uma organização de pesquisa agrícola chamada Centro Agronômico Tropical (CATIE). Esse cacau está em fase de testes e dizem que o sabor dele tem uma pegada de nozes, e não de chocolate em si. Eles continuam na luta, para evitar que o cacau morra no mundo.

Tomara que eles consigam mesmo! 🙂 Não saberia viver em um mundo sem a opção de comprar chocolate na TPM! kkkkk Comente aqui embaixo o que você acha! Beijos!

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você