Todos os dias empresas apresentam modelos de celulares e tecnologias novas que nos surpreendem e nos fazem ir correndo buscar na internet suas especificações e novidades para comprar, comprar e comprar! Será que isso nunca vai ter fim? Já lhes respondo que NÃO. Isso é eterno, na semana passada até ouvi um especialista dizendo que em no máximo 5 anos os celulares não existirão mais.

Isso pode até ser verdade, pelo menos com relação a estética dos aparelhos que conhecemos, mas fim mesmo essa tecnologia nunca terá. Pode ser um CHIP implantado em nosso cérebro, que faz com que liguemos para as pessoas assim que pensamos nelas e na palavra “ligar”, mas isso vai ser chamado de que? “Chip comunicador?” Valha-me Deus hein? Telefone será sempre telefone, sejam eles grandes trombolhos na sala de casa com peças pesadas e gigantes ou simples aparelhinhos de tela plana que nos fazem ter comunicação imediata com o mundo inteiro.

Eu li no IG que a Nokia, em sua coletiva no Mobile World Congress em Barcelona, Espanha, anunciou os novos modelos de celulares. O destaque, é claro, ficou para o Nokia 808 Pureview, que tira fotos com resoluções de até 38 Mp – três vezes superior do que a média dos smartphones mais sofisticados atualmente no mercado. Claro que a comparação vem batendo de frente sempre com o iPhone né? Considerado top do mercado, o aparelho serve como referência para praticamente todos os lançamentos.

O nosso queridinho da Apple tira fotos de até 8 MP e não é considerado um dos melhores do mercado para esta finalidade. Quem é destaque hoje em dia nesta área é o Xperia S da Sony, que fotografa com resolução de 12 Mp. De acordo com a Nokia, o sensor da câmera do Nokia 808 Pureview tem 41 Mp de resolução, mas as fotos podem ter a qualidade máxima de 38 Mp. A câmera do aparelho também usa lentes Carl Zeiss.

O 808 roda Symbian (porque a Nokia tem problema com conservadorismo, todo mundo sabe disso né?), mesmo a empresa tendo adotado o Windows Phone e anunciado que esta seria a principal plataforma de seus smartphones. O aparelho também é capaz de enviar áudio 5.1 no padrão Dolby Digital Plus para TVs e Home Theaters. Na Europa, o aparelho deve chegar em maio por 450 euros. A Nokia ainda não divulgou a previsão de lançamento para os outros países.

Para os tradicionalistas, a Nokia está vindo com tudo no mundo dos smartphones, seja com invenções de serviços avançadíssimos ou inovações de conteúdos que seu público alvo já está acostumado. Para os que curtem uma novidade, mas não deixam o conservadorismo de lado, fica a dica aí. 😉