Ceia fácil e rápida para seu Natal!

-por , em 11/12 -
Ceia fácil e rápida para seu Natal!

Todo ano eu tento indicar alguma coisa legal para a ceia de natal dos leitores e estava pensando em uma pegada diferente para encerrar 2014 com chave de ouro. Por isso, pedi para o chef do restaurante Divino Fogão, criar uma ceia completa, mas totalmente adaptada à nossa realidade tropical! Fugindo completamente daquelas tradições pesadas, gordurosas e que esquentam muito dos países do hemisfério norte. Então, está disposto a mudar um pouquinho sua ceia de forma prática e rápida, este ano? Ainda dá tempo!

Para começar, nada como o tradicional ARROZ COM PASSAS delicioso que o Chef Olivan recomenda e que eu aprovo, claro! 🙂 Fique com a receita aqui embaixo!

ARROZ COM PASSAS

Ingredientes

Alho descascado 30Gr

Cebola 60Gr

Óleo de soja 50Ml (ou o óleo de sua preferência)

Água 1200 Ml

Arroz Dumke cru 400 Gr (ou o arroz de sua preferência)

Sal 20 Gr

Louro 1 folha

Uvas passa branca 200 g

Uva passa preta 200 g

Modo de preparo: Picar o alho e a cebola. Colocar em uma panela o óleo, a cebola e o alho picado. Refogar levemente. Acrescentar a água e deixar ferver. Depois de ferver, adicionar o arroz, o sal e o louro. Tampar a panela. Quando a água chegar ao nível do arroz, diminuir o fogo e terminar de cozinhar. Apagar o fogo. Colocar as uvas passas e misturar bem. Deixar descansar por 10 minutos e servir.

Para acompanhar este arroz delicioso, que tal um refrescante e saboroso TENDER À CALIFÓRNIA? Essa combinação vai arrancar suspiros de qualquer visita na sua noite de natal! Confira a receita logo abaixo!

tender a california

Ingredientes

Tender Bolinha 1,5kg

Abacaxi em calda 100g (Pedaços grandes)

Pêssego em calda 100 g (Pedaços grandes)

Figo em calda 100 g

Margarina (a gosto)

Salsa picada (a gosto)

Catchup 150 g

Cravo da índia (a gosto)

Fio de ovos para decorar (a gosto)

Cerejas para decorar (a gosto)

Obs. as frutas podem ser definidas e adaptadas de acordo com seu gosto!

Modo de preparo: Passar o catchup em todo o tender, espetar o cravo e levar ao forno; Grelhar as frutas na margarina; Fatiar o tender e jogar por cima as frutas grelhadas; Decorar com fio de ovos e cerejas. Tempo de preparo: 30 minutos.

Delícia hein? Mas todos esses sabores ficarão muito mais leves e nutritivos se trocarmos a tradicional maionese por uma saladinha tropical, o que acham? Esta receita de SALADA TROPICAL foi criada especialmente para tornar sua noite de natal mais tranquila, sem culpas por sair da famosa dieta de final de ano! Aproveite, a receita está logo aqui embaixo!

salada tropical

Ingredientes

2kg de batata

500g de abacaxi

500g de maçã verde

500g de presunto

300ml de creme de leite

500g de maionese

2 limões

200g de ervilhas

Sal a gosto

Modo de preparo: Corte as batatas, o abacaxi e o presunto em cubos. Corte as maças em cubos e coloque o de limão. Cozinhe as batatas com um pouco de sal. Deixe esfriar. Misture todos os ingredientes. Adicione o creme de leite e a maionese.  Arrume os ingredientes em uma travessa. Decore com ervilhas. Tempo de preparo: 30 minutos. Rendimento: 4,5Kg (dá para servir a festa toda né?)

Agora, para acompanhar esta deliciosa ceia saudável, leve e refrescante, vamos fugir do tradicional vinho e recomendar um delicioso DRINK NATALINO, você vai entender porque precisamos nos adaptar e criar nossas próprias tradições! Não copie, recrie sempre! 🙂 Veja a receita logo abaixo.

drink natalino

Ingredientes

Vinho branco espumante 150 ml

Licor de menta 60 ml

Groselha 50 ml

Galhinho de hortelã 1 unid

Cereja com cabinho 1 unid

Modo de preparo: Misturar o vinho e a menta sem bater. Colocar em um copo ou taça. Colocar a groselha e aguardar um pouco para decantar. Decorar com o galho de hortelã e a cereja. Tempo de preparo: 5 minutos. Rendimento: 01 copo de 250 ml.

E a sobremesa gente? Aff, chega a me dar água na boca só de passar esta delícia para vocês. Eu acho rabanada interessante, mas extremamente gordurosa, por isso, achei mais legal recomendar este delicioso PANETONE TRUFADO que vai deixar qualquer panetone simples no chinelo! kkkk Experimente só, a receita está aqui embaixo.

panetone trufado

Ingredientes

01 panetone tradicional de 500g

250g de chocolate ao leite (recheio)

250g de chocolate 1/2 amargo (recheio)

400ml de creme de leite (recheio)

15ml de rum (recheio)

80g de chocolate ao leite (cobertura de ganache)

80g de creme de leite (cobertura de ganache)

3 unidades de cereja (cobertura)

Modo de preparo do recheio: Derreta os chocolates em banho maria, acrescente o creme de leite e o rum. Reserve.

Modo de preparo do ganache: Derreta o chocolate em banho maria, acrescente o creme de leite e reserve.

Montagem: Corte o panetone, e forre o fundo de uma forma redonda. Coloque uma parte do recheio e intercale com o panetone, formando três camadas. Cubra com o ganache e decore com as 3 cerejas. Tempo de preparo: 20 minutos. Rendimento: 1,5Kg de panetone para você se deliciar. Muito fácil gente, convenhamos!

Desejo que sua ceia de natal seja deliciosa, leve, saudável, sem culpas, mas extremamente deliciosa, que tal? Tudo bem que o panetone trufado não é a coisa mais light do universo, mas todos precisamos de um agrado nas festas de final de ano né? 🙂 Beijos e feliz natal!

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você