Tenho recebido muitos pedidos de Ceia natalina, resolvi então dividir minha sugestão entre uma Ceia de natal light, uma Ceia de natal fácil e rápida de fazer e uma Ceia de natal tradicional! Hoje vou postar a ceia light, porque a maioria das pessoas está de dieta com projetos verão e acho válido ajudar o pessoal que tá lutando para ficar “no esquema”.

 

Antes de mais nada, vou passar para vocês uma deliciosa receita de Peru ao Molho de Manga, pode parecer comum, mas note como os ingredientes focam em uma alimentação saudável e totalmente nutritiva. Esta receita rende, em média, 15 porções e cada uma delas tem 250 calorias. Super tranquilo, não acham?

 

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Ingredientes para o Peru

 

1 peru magro (3 kg) / Sal e manjericão a gosto / 1 dente de alho esmagado / 1 col. (sopa) de azeite / 2 col. (sopa) de cebola ralada

 

Ingredientes para o molho

 

Suco de 2 laranjas / 1/3 de xíc. (chá) de vinagre / 1 xíc. (chá) de água / 1 lata de guaraná diet / 1 manga sem casca

 

Ingredientes para a guarnição 1

 

6 cebolas em gomos / 1 col. (sopa) de margarina light / 1 xíc. (chá) de leite desnatado / 1 col. (sopa) de adoçante culinário / 2 col. (sopa) de mostarda / 1 col. (sopa) de farinha de trigo / Sal a gosto

 

Ingredientes para a guarnição 2

 

6 cenouras em rodelas / 2 xíc. (chá) de água / 2 col. (sopa) de adoçante culinário / 1 col. (sopa) de uva passa

 

Modo de preparo

 

Tempere o peru com manjericão, alho esmagado, sal, azeite e cebola. Asse envolto em papel-alumínio. Prepare o molho Bata os ingredientes do molho de manga no liquidificador. Regue o peru com ele até dourar. Prepare as guarnições Frite a cebola com a margarina e o sal e refogue. Junte o leite, a mostarda, o adoçante, a farinha de trigo e deixe engrossar. Reserve. Cozinhe a cenoura em água com o adoçante. Escorra e junte à passa. Decore o peru com as guarnições. Sirva quente.

Em uma dieta não pode faltar nunca uma saladinha. No natal costumamos comer maionese, salpicão, ou seja, saladas que possuem alguns ingredientes bem engordativos. Por isso, vou sugerir aqui uma saladinha bem verão e muito light para vocês.

 

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Ingredientes

2 xíc. (chá) de cenoura em cubos / 2 xíc. (chá) de salsão em cubinhos / 4 col. (sopa) de maçã seca e picada / ½ xíc. (chá) de melão tipo cantaloupe em cubos / 1 filé de salmão (150 g) cozido e desfiado

 

Ingredientes para o molho

1 col. (sopa) de azeite / suco de ½ limão / 1 col. (sopa) de endro-dill picado / 1 iogurte natural desnatado sem soro / 2 col. (sopa) de maionese light / 2 col. (sopa) de leite desnatado / sal a gosto

 

Ingredientes para decorar

½ xíc. (chá) de melão em bolinhas / ½ pimentão cortado em tirinhas finas / 5 folhinhas de endro-dill

 

Modo de preparo

Prepare a salada Junte os ingredientes. Prepare o molho Misture tudo com ajuda de um batedor. Acrescente metade do creme à salada. Arrume em prato e cubra com o restante do molho. FinalizeDecore com melão, pimentão e o endro-dill. Sirva.

Já temos a carne principal da festa de natal, o Peru, o acompanhamento parceiro de todas as dietas, a saladinha, e agora vem aquele que é encarado como vilão pela maioria das pessoas. Mas não é! Comendo a quantidade certa e, principalmente, cozinhando da forma certa, o arroz pode se tornar seu principal aliado nas dietas, veja como esta dica ficou simples e fácil de fazer.
 
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Ingredientes

 

01 xícara de ricota / 01 copo de iogurte natural desnatado / 01 colher (sobremesa) de manjericão seco / 02 xícaras (chá) de arroz integral cozido na água com sal / 01 abobrinha picadinha / 01 tomate sem pele e sem semente picadinho / 1/2 xícara de molho de tomate / Farinha de rosca para polvilhar


Modo de preparo

 

Coloque a ricota, o iogurte e o manjericão no liquidificador e bata até obter um creme liso. Coloque metade do arroz em um refratário e pressione um pouco. Cubra com metade da abobrinha, metade do molho de tomate, metade do tomate e metade do creme batido. Repita a outra camada. Polvilhe com farinha de rosca e leve para gratinar.
 
Há quem não abre mão de uma gostosa farofinha para acompanhar o Peru, a salada e o arroz. Vou confessar que a farofa, principalmente a de natal, consegue me conquistar com força também. Vamos então a uma dica para tentar melhorar a qualidade nutritiva da farofa que você servirá na ceia.
 
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Ingredientes

500g de farinha de mandioca / 1 xícara (chá) de uvas-passas / 1 xícara (chá) de ameixas-pretas picadas / 1 xícara (chá) de damascos picados / 1 xícara (chá) de nozes picadas / 1 cebola grande picada / ½ xícara (chá) de azeite de oliva extra-virgem / 3 colheres (sopa) de manteiga / sal marinho e pimenta-do-reino a gosto


Modo de preparo

Em uma panela, aqueça a manteiga e refogue a cebola, acrescente os demais ingredientes e misture. Retire do fogo e sirva em seguida.

Bom Coxinhos, esta foi minha contribuição totalmente light para o natal de vocês. Espero que tenham tempo para correr atrás dos ingredientes – eles não são tão difíceis de encontrar em qualquer supermercado. Amanhã postarei as receitas para uma ceia de natal fácil e rápida de preparar. Fiquem atentos às novidades!


Por falar em novidade, você já viu as nossas últimas receitas?

 

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