CCXP Worlds expande a magia do festival para o universo virtual com uso de tecnologia Unreal

Imagine um mapa interativo com o poder de levar o público em uma viagem ao mundo de todos os mundos, onde, à distância de um clique, é possível encontrar estrelas de Hollywood, quadrinistas do mundo inteiro, criadores de conteúdo, os melhores cosplayers do Brasil e uma programação vasta de games.

Com mais de mil artistas convidados, incluindo grandes nomes de Hollywood, como Henry Golding, Milla Jovovich, J.K. Simmons, Lana Parrilla, Vince Vaughn, Kathryn Newton, Dafne Keen e Amir Wilson e quadrinistas lendários como Neil Gaiman, Art Spiegelman e Tom King, a CCXP terá mais de 150 horas de conteúdo inédito e exclusivo. Serão cinco palcos e seis transmissões simultâneas, incluindo a Live das Lives, que reúne o melhor do festival no Facebook e será retransmitida por influenciadores ao redor do mundo. A expectativa é impactar 60 milhões de pessoas em mais de 50 países.

Para abrigar todo o conteúdo, a organização desenvolveu uma plataforma especialmente para o evento, usando tecnologia do universo dos games. Ao acessar o festival, o público verá um mapa virtual 3D e navegável, inspirado em League of Legends, por meio da qual será possível entrar em 12 mundos diferentes: Thunder Arena, Artists’ Valley, Oi Game Arena, Creators & Cosplay Universe, Omelete Stage by Santander, CCXP Store, Meet & Greet, Hollywood Strip, Chiaroscuro Studios, Iron Studios, Geek Hall e CCXP Tips. Com espaço ilimitado, um dos auditórios mais disputados da CCXP, o Thunder Arena, vai contagiar os fãs com uma experiência completamente inédita. Pela primeira vez no mundo, um evento ao vivo vai usar a tecnologia Unreal (a mesma do Fortnite) para criar um cenário virtual em que 100 mil avatares irão reagir ao conteúdo divulgado pelos estúdios com sons captados do espaço físico em edições anteriores.

Foram quatro meses de trabalho e uma equipe de 200 pessoas trabalhando remotamente para criar a plataforma da CCXP Worlds, entre elas, Tatiana Leite, diretora de efeitos especiais brasileira que tem no currículo produções de Hollywood como “O Rei Leão”, “Animais Fantásticos” e “Capitã Marvel”.

“Quando percebemos que não seria possível realizar o evento físico, mergulhamos na missão de criar de fato um festival on-line e não uma live. O nosso grande diferencial sempre foi entregar uma experiência para o fã e este ano não poderia ser diferente. Montamos um time com expertises diferentes e estamos apresentando algo totalmente inovador na indústria do entretenimento ao vivo e de graça para quem quiser acessar no mundo todo. É conteúdo de interesse global e que coloca o Brasil no topo do mercado de eventos mais uma vez”, conta Roberto Fabri, CMO da Omelete Company.

Parceria global com o Facebook

Pela primeira vez, a CCXP tem uma parceria com a rede social para exibição de conteúdo do festival. Durante todos os dias, será possível conferir ao vivo trechos dos principais painéis e conteúdos na Live das Lives, exibida na página oficial da CCXP no Facebook. Serão mais de 20 horas de programação em tempo real, além dos comentários oficiais do evento pela página do Omelete.

Outra novidade é que o desafio de cosplayers acontecerá com exclusividade no Reels pelo Perfil da CCXP no Instagram. Quem quiser participar, precisa apenas entrar no Reels da CCXP, usar o áudio original da CCXP Worlds e postar o seu vídeo marcando o Perfil da CCXP no Instagram com a hashtags #CCXPWorldsCosplay e #ReelsCCXP.

Em todo o mundo, mais de 200 milhões de pessoas assistem a streamings de jogos todos os meses no Facebook. Para reunir essa comunidade, o Facebook Gaming e a CCXP vão promover um campeonato de três dias com diversos nomes dos games, como Gordox e Petar Neto, que será também transmitido na plataforma pela Página do The Enemy BR.

Todos os mundos da CCXP Worlds

Um meteoro caiu no deserto, abrindo uma cratera que se transformou no principal palco da CCXP Worlds: a Thunder Arena, que chega à edição virtual totalmente repaginada. A cenografia criada por meio de tecnologia Unreal colocará os novos apresentadores do espaço, Marcelo Forlani e MariMoon, em meio a 100 mil avatares que representam a diversidade do público da CCXP. Para lá também serão transportados os artistas dos principais estúdios do mundo, que participam de painéis contagiantes, tanto os fãs virtuais quanto os reais – já que os sons dos anos anteriores foram captados para representar a reação do público no local. Dentre os artistas confirmados estão os atores Henry Golding, Milla Jovovich, J. K. Simmons, Lana Parrilla, Vince Vaughn, Kathryn Newton, Dafne Keen e Amir Wilson. Para ter  acesso a prévia da programação geral, clica aqui!

 O Artists’ Valley será mais um ponto alto da CCXP Worlds. Com mais 500 artistas nesta edição, o público poderá aproveitar duas experiências diferentes. Será possível navegar por 536 mesas virtuais para interagir com artistas de 11 países e comprar trabalhos que representam a diversidade da área, com obras de temas como super-heróis, jornalismo, LGBTQIA+, charge, aventura, erótico e ficção-científica, entre outros. Na plataforma, os visitantes podem buscar as obras não só pelo nome do quadrinista, mas também por assunto, personagens, gênero etc. Cada artista terá uma página onde será possível conversar com o fã por chat e abrir a câmera para realizar sua própria live. Quem preferir, poderá aproveitar a programação do palco que vai reunir outros 146 artistas de peso, como Art Spielgman, Dave Gibbons, Jill Thompson, Jeff Lemire, Trina Robbins, Tom King e Emil Ferris. Entre os conteúdos, estão entrevistas exclusivas que prometem grandes revelações, batalhas de desenhos e muito entretenimento para os fãs.

A representatividade também é destaque no Creators & Cosplay Universe, que reúne dois espaços da CCXP em um único mundo. Conhecido como o local de interação entre fãs e os principais criadores de conteúdo da web, o Creators contará com conteúdos voltados para diversidade étnica, capacitiva, LGBTQIAP+ e etária. Comandado por uma dupla de apresentadores por dia – Lorelay Fox e Blogueirinha, Foquinha e Matheus Pasquarelli e Bielo e Samir Duarte – o espaço será ainda mais interativo e recheado de brincadeiras, talk shows, podcasts, espetáculos musicais e muito mais. O palco receberá ainda a grande final do Concurso Cosplay – no domingo, 6/12  e haverá também workshops exclusivos para quem quiser ingressar neste universo.

A Oi Game Arena ganha um novo formato na CCXP Worlds. Além do já tradicional conteúdo competitivo, haverá painéis de mercado e conteúdo até de madrugada para ninguém ficar sem programação. Este ano, o espaço será apresentado por Gordox, Petar Neto, Bruna Balbino, Gab Zambrozuski, Ana Xisdê e Maah Lopes. Já o Omelete Stage by Santander é parada obrigatória para quem quiser saber o que pensam os influenciadores do principal site de cultura pop do Brasil. Na ocasião, o público também poderá saber mais sobre as novidades do Omelete e conhecer os novos apresentadores. E fã nenhum fica em casa e de sacola vazia. Além da CCXP Store, que terá produtos exclusivos da CCXP  como o pôster desta edição – também será possível olhar as vitrines no Geek Hall, onde estarão todas as marcas parceiras do festival. Além disso, haverá o Hollywood Strip, onde estarão as ativações das marcas que participam do desta edição. Para saber as dicas do que comer, como se vestir e estar totalmente pronto para a maratona do festival, o CCXP Tips é o lugar ideal.

Meet & Greet

Quem espera o ano todo para ter um encontro com seu ídolo terá duas opções de Meet & Greet virtuais. Será possível participar de uma chamada em grupo (com até 10 pessoas) de 45 minutos. Haverá ainda o encontro individual, que será uma chamada de vídeo privada entre fã e artista, com até 2 minutos de duração. Quem quiser ter uma recordação para guardar, poderá optar por receber um vídeo do seu artista preferido com um “alô” especial.  Além disso, o fã ainda poderá comprar um autógrafo. 

Spoiler Live

Engana-se quem pensa que edição virtual não tem Spoiler Night. No dia 3 de dezembro, um dia antes do início do festival, o público poderá acompanhar a “Spoiler Live” uma live de aquecimento que vai destacar os melhores conteúdo da programação, anúncios exclusivos e a participação dos curadores do conteúdo. A live vai ao ar no canal oficial da CCXP no Facebook, a partir das 20h.  

Pacotes deixam a CCXP Worlds mais interativa

Todas as transmissões da CCXP Worlds são gratuitas, mas quem adquirir um dos pacotes disponíveis terá acesso a funcionalidades, mais interatividade e conteúdos exclusivos. Será possível conversar com fãs do mundo inteiro por meio de um chat e aparecer nos painéis, em alguns momentos do festival, usando o recurso de Fan Cam a partir de um link gerado pela própria plataforma. Os que não querem perder nenhum detalhe poderão acessar os vídeos on demand – que serão disponibilizados na plataforma em até 24 horas após a exibição ao vivo e ficarão no ar até o dia 13 de dezembro. Já os mais exclusivos dos conteúdos são as masterclasses com três grandes quadrinistas: Jill Thompson, Kim Jung Gi e Mark Waid.

Além dos serviços que fazem parte de todos os pacotes, cada um oferece ao público detalhes que podem incrementar ainda mais a experiência da CCXP. 

Toda a navegação e os conteúdos estarão em português e inglês. As opções de acessibilidade também estarão disponíveis por meio de legendas ao vivo e de closed caption. A plataforma poderá ser acessada de computadores, tablets e celulares, mas, para uma experiência completa, indica-se o uso do computador. O acesso às transmissões dos palcos da CCXP Worlds é gratuito, sendo necessário somente o preenchimento do cadastro na modalidade Free Experience, por meio do site da CCXP. Quem desejar ter acesso a masterclasses exclusivas, mais interatividade e ainda receber produtos em casa, como a credencial física de edição, pode adquirir um dos pacotes disponíveis: Digital Experience, Home Experience e Epic Experience.

Em 2020, a CCXP Worlds acontece nos dias 4, 5 e 6 de dezembro de forma totalmente virtual. Para outras informações e o line-up já divulgado, acesse o site.