Escolha uma Página

MAIS UMA HOMENAGEM!

Não é só o Batman que está completando 80 anos em 2019. O desenhista e roteirista brasileiro Julio Yoshinobu Shimamoto, mais conhecido como Shima, também celebra seu 80º aniversário este ano. E nada melhor que presenteá-lo com uma homenagem no Artists’ Alley da CCXP! Ele estará assinando o pôster e a credencial do espaço dedicado aos quadrinistas, além de participar de painéis que serão divulgados em breve. Shima marcará presença todos os dias do festival e estará acompanhando por Márcio Jr., coautor da graphic novel Cidade de Sangue.

Shima começou a desenhar usando gravetos no sítio do pai em Borborema, no interior de São Paulo. Ainda na juventude, tornou-se desenhista no Departamento Promocional da multinacional “Sears, Roebuck & Co.” (Lojas Sears) e, desde então, nunca mais abandonou os pincéis. Ele passou por quase todas as editoras e publicações do país: Folha de São Paulo, Ática, Editora do Brasil, Cooperativa Editora, Vecchi, Record, Globo e muito mais. Entre suas obras mais aclamadas estão Musashi I e II (2003) e Subs (2006).

Aos 80 anos, Shima segue envolvido em projetos autorais e produzindo quadrinhos experimentais. Recentemente, desenvolveu uma técnica na qual aplica uma camada de tinta sobre uma peça de cerâmica para depois desgastá-la utilizando objetos pontiagudos. 

A CCXP acontece em São Paulo, entre os dias 5 e 8 de dezembro.