A Netflix todo mês anuncia os títulos que chegam ao catálogo, muitos deles originais, e outros somente adicionados de forma temporária; tanto que da mesma forma que novas produções são adicionadas, outras acabam saindo na imensa lista de filmes e séries.

Essa lista no entanto, se diferencia de um país para o outro, você sabe porque?

A Netflix já comentou anteriormente sobre dizendo que: “há muitas razões pelas quais uma série de TV ou filme pode estar disponível em um país ou região e não em outro”. Entre elas questões como a popularidade por região, a posse dos direitos de transmissão na área, tradução, entre outros.

No que se refere à preferência por região, inclui àquele conteúdo que entra e sai do catálogo de tempos em tempos. Geralmente, filmes e séries populares, onde a Netflix acaba detendo os direitos de exibição por um período, podendo ou não renovar; ou até mesmo definitivamente. Dois exemplos: De direitos em conteúdo esporádico, temos Crepúsculo, que acabou de entrar no catálogo. Já um outro exemplo e agora de direitos de exibição, mas que não é um conteúdo original da plataforma, podemos citar: Shadowhunters e Expresso do amanhã; são séries que não são originais da Netflix, mas que aqui no Brasil, somente ela exibe.

Ainda no que se refere à região, existem produções que podem não estar disponíveis em determinadas regiões, não sendo possível adquiri-las; acontecendo então posteriormente, ou nunca chegando, de fato. Um exemplo é Dumplin’; na época de sua estreia se deu primeiro nos Estados Unidos, chegando no Brasil, somente, meses depois.

Isso também pode acontecer com produções originais. Em teoria, os filmes e séries produzidos pela Netflix, deveriam ter estreia simultânea nos 190 países em que o streaming opera. Porém, é possível que algumas delas não estejam disponíveis em todos os catálogos e em todos os mesmos países.

“Isso acontece porque, quando eles foram criados, a Netflix estava disponível apenas em alguns países (pré-expansão). Por esse motivo, não obtivemos os direitos de licenciamento para todas as regiões do mundo”, explicam.

Alguns exemplos de produções originais que não possuem o licenciamento global são: Orange is the New Black, Arrested Development e Lilyhammer.

Netflix é um serviço de streaming que oferece aos clientes uma diversificada coleção de conteúdos, com a facilidade de encontrar e assistir, a qualquer hora, em qualquer lugar.