Lembra daquela época em que todos os jogos eram em bits? Em que você se sentava na frente da TV só para jogar com o seu Atari ou se jogava na cama com o Game Boy na mão pronto para passar mais uma tarde de aventuras em uma telinha pequena? Era uma época boa, de fato, só que aconteceu com ela o que acontece com qualquer uma dessas épocas boas: Virou passado e tudo o que restam são as memórias e, talvez, seu vídeogame surrado, guardado em algum lugar esquecido da casa… Seria tão bom poder reviver esses momentos, não é mesmo?

AAH, MAS PERA AÍ! VOCÊ PODE!

Atenção geeks de plantão! Executem em seus prompts de comando o processo “criatividade”, porque está na hora de aventura mudar a cara de seus cafofos com uma técnica de decoração muito bacana! Trata-se da “Decoração em 2D” ou “Decoração 8-BIT” onde objetos decorativos são feitos a partir bloquinhos de madeira, E.V.A., miçangas ou que vier na mente para criar o efeito de serem coisas que acabaram de sair de um jogo 8-Bit. É uma técnica bem simples que pode ser aplicada com qualquer tema e o resultado é bem legal, dá só uma olhada:

Curtiu? Então borá lá tentar fazer um desses!

Materiais

Papel Quadriculado

É um papel que apresenta uma grade quadriculada padrão e uniforme (malha) . É altamente recomendável comprá-lo para desenhar um esboço do que se pretende montar.

Material de construção

casa 8bit materiais

Item mais importante,  é aquilo com que o objeto decorativo vai ser feito. Minha sugestão é que se use bloquinhos de madeira ou placas de acrílico, que deixam a peça muito mais bonita. Mas, se preferir, pode usar qualquer outra coisa se obedecer a duas regras básicas:

  • Todas as peças precisam ter o mesmo tamanho
  • O material escolhido precisa ter pelo menos oito cores diferentes disponíveis para usar, ou, ser pintável.

Tendo isso em mente, aqui vão outras sugestões de material:

Isopor, papelão, papel machê, gesso, miçangas, Lego, pano, metal, vidro, E.V.A, etc.

Cola

A cola a ser usada varia de acordo com o material com que se pretende usar. O ideal é utilizar o método mais adequado a cada caso, para garantir que o objeto pronto vai durar bastante tempo. Isso significa que nem sempre a cola branca vai ser a melhor opção. Se, por exemplo, você decidir trabalhar com pedaços de papel cortados, o melhor é organizá-los em uma superfície plana e uni-los com contact ou colá-los em uma base firme, como papel cartão.

Tintas, canetinhas e lápis de cor

Esse talvez seja o segundo material mais importante, pois é com isso que vai pintar o esboço no quadriculado e também pintar as peças que for usar

Construção

PASSO 1 – Decida o que você deseja montar. Abra a sua mente e pense naquilo que mais gosta da sua série, filme, livro, lugar ou jogo favorito, seja objeto ou personagem, e pesquise na internet por exemplos daquilo que deseja para ter inspiração.

Dica: se for procurar no Google por imagens, digite na busca uma dessas opções:

“(NOME DO QUE DESEJA) 8-Bit”

“(NOME DO QUE DESEJA 16-Bit”

“(NOME DO QUE DESEJA) 32-Bit”

Seja sempre bem objetivo para garantir que encontrará bons resultados. Se preferir, pode ainda filtrar sua pesquisa alterando o tipo de imagem para “clipart”.

PASSO 2 – Esboce o que escolheu montar no papel quadriculado pintando com lápis de cor. Se preferir, transcreva uma imagem que encontrar na internet para o papel

desenhos 8bit

PASSO 3 – Prepare as peças. Nesse ponto, confira se possui o suficiente e se todas possuem o mesmo tamanho, afim de que o resultado final seja satisfatório, e pinte-as, se necessário, com cores semelhantes às utilizadas no esboço. Quanto mais vibrante a cor, mais bonito é o acabamento

PASSO 4 – Monte o objeto organizando as peças de forma semelhante a do esboço. Não cole-as ainda, para que possa corrigir qualquer erro que possa cometer durante o processo ou modificar algo se julgar necessário

PASSO 5 – Quando finalizar a organização, una as peças com o método escolhido, sempre prestando atenção para manter tudo alinhado. É recomendável fazer a união em cima de uma superfície plana, para verificar se nenhuma peça foi colada torta. Isso pode afetar o resultado final.

decorando em 8bit

PASSO 6 (opcional) – Aplique um acabamento final com verniz, seja ele brilhante quanto fosco, ou plastifique o objeto. Se o material utilizado para a confecção dele for pano,  você pode colá-lo em uma camiseta ou em uma base mais rígida, como papel cartão para que pare em pé.

PASSO 7 – Você terminou o seu objeto 8-Bit! Agora basta escolher a forma como quer expô-lo!

Vai colar na parede? Utilize fita dupla face, cola multitack ou, ainda cole com velcro, para que não danifique o seu trabalho caso algum dia se canse dele ali e queira tirá-lo.

Vai colocá-lo na mesa do seu computador? Faça então algum suporte para que ele pare em pé, como um triângulo de papel cartão para colar atrás, por exemplo, igual aos de porta-retratos. Mas fica a dica, os  objetos que você fizer, também podem ser úteis! Podem se tornar chaveiros, porta-trecos, separadores, marcadores de livros, molduras para fotos e até mesmo serem colocados em cima de outros objetos. Já imaginou, transformar uma simples caixa em um baú do tesouro de Zelda?

Aqui, tenho um exemplo de decoração 8-bit útil: porta-copos com caixinha para guardar!

8bit

E… mais uma vez, eu fico por aqui,  completamente ansiosa para ver como os seus trabalhos de arte ficaram! Então, quando terminar de fazer o seu, tire uma foto e mande um link dela para nós aqui nos comentários, ok?

Beijinhos e até a próxima!

Compartilhe: