Nesta quarta feira (08), fomos surpreendidos com o anúncio de que a parte 4 deO Mundo Sombrio de Sabrina seria a última. A partir daí muitas hipóteses foram levantadas por conta da forma noticiada na mídia internacional. Mas a própria Netflix, não definiu uma nomenclatura para a conclusão: cancelada ou finalizada?

Tudo é ainda muito recente, nebuloso e inconsistente. Tendo em vista que lá em 2018 (se não me falhe a memória), Sabrina ganhou uma renovação para mais duas partes. Em nenhum momento foi falado em mais partes além daquelas já confirmadas.

Obviamente que como fã da série, gostaríamos de mais e mais partes e ver aquela história se desenvolvendo e ampliando seus horizontes, e expandindo universos… Mas não foi o que recebemos.

Mas a questão aqui, é que isso já era uma suspeita. Principalmente se você acompanha os atores nas redes sociais e percebe as entrelinhas.

Como é sabido, eles costumam filmar as partes como uma grande temporada e depois a divide ao meio. Durante as filmagens da parte 4 o tom já era de despedida entre o elenco. Lembro de ter chegado a comentar sobre as postagens e como elas significavam o fim, de fato; e não somente uma despedida de final de gravações comum.

Esse é um final de temporada em LUCY DAVIS. Ela é minha rainha e meu raio de sol. E isso é um final de temporada para MIRANDA OTTO. Ela é uma força da natureza, sem esforço, elegante. Eu os amo x 1000

Um pouco de luz viajando! Tchau Vancouver! Até breve, esperamos!

O anúncio só confirmou o imaginado e uma possibilidade… Mas então porque Roberto Aguirré-Sacassa veio a público dizendo que haveria uma quinta parte, intitulada “Guerra das Bruxas“?

Obviamente como Showrunner, ele gostaria de dar continuidade, e isso é muito comum em séries. Geralmente, já existe um roteiro pronto para uma possível nova temporada, antes mesmo da confirmação de renovação. Ele vir a público comunicar isso, só me soa como marketing para fomentar algo que tem sido discutido aos montes pelos fãs chateados com a notícia.

O fato de anunciar que a parte 5 seria contada nos quadrinhos em um crossover com Riverdale, só reforça a ideia pela qual imagino ter sido o motivo de Sabrina não ter sido levada à frente.

Desde o início foi dito que um crossover entre Riverdale e Sabrina não seria possível. Riverdale pertence a CW e Sabrina a Netflix, mesmo o showrunner sendo o mesmo, as casas que detém os direitos são distintas. Nada veio a publico sobre isso, no entanto, a insistência de Roberto em fazer esse Crossover acontecer, pode ter sido um fator negativo, tendo em vista os inúmeros easter eggs de Riverdale em Sabrina e vice-versa.

A questão é: Não sabemos. Nos resta somente, lamentar o fim e (re) assistir sempre que der saudade.

A sinopse não oficial diz: The Eldritch Terrors descerá sobre Greendale. O clã deve combater cada ameaça aterrorizante, um por um (O Estranho, O Retornado, A Escuridão, para citar alguns), todos levando a… O Vazio, que é o Fim de Todas as Coisas. Enquanto as bruxas fazem guerra, com a ajuda do The Fright Club, Nick começa lentamente a voltar ao coração de Sabrina, mas será tarde demais?

Todas as temporadas do Caos estão disponíveis na Netflix.

LEIA MAIS SOBRE SÉRIES