Caldo de peixe caseiro!

-por , em 17/04 -
Caldo de peixe caseiro!

Olá pessoas! Sabe quando a gente assiste uma receita na TV ou no Youtube e a pessoa que está cozinhando diz assim: “Daí você coloca 100 ml de caldo de carne, ou galinha ou peixe”? E você pensa: “Ué, mas esse não é igual ao da minha casa”. Você está acostumado a usar aqueles caldos em tablets ou líquidos que vendem em mercado, mas existe uma forma muito mais legal e saborosa de preparar um caldo como esses, quer aprender?

 

Idealmente, o caldo de peixe deve ser feito a partir da carcaça do linguado ou outro peixe branco pouco gorduroso. Peça ao peixeiro que faça filés da carne do peixe, para serem utilizados na sua próxima refeição, e peça que lhe dê as carcaças e cabeças ao invés de jogá-las no lixo, para serem utilizadas no preparo do caldo. Certifique-se de exigir as cabeças – elas são especialmente ricas em iodo e vitaminas lipossolúveis.

 

Os textos clássicos de culinária advertem contra o uso de peixes oleosos como o salmão para o preparo de caldos, provavelmente porque os óleos altamente insaturados desses peixes se oxidam durante o longo processo de cozimento. Este caldo fica perfeito para o preparo de risotos de frutos do mar (o risoto de camarão e limão siciliano que eu preparei na praia teria ficado ainda melhor com este caldo!), sopas em estilo oriental e é usado também no preparo do ketchup caseiro – agindo como mais um tempero, sem deixar eu sabor acentuado se sobressair.

 

Ingredientes

 

2 espinhas de peixe com a cabeça limpas | 2 talos de salsão limpos e cortados em pedaços | 2 cebolas grandes cortadas em pedaços | 3 litros de água | 1 bouquet garni verde | 1/2 alho-poró | 4 cebolinhas | 1/2 maço de salsinha e ramos de tomilho amarrados com barbante | 1 cenoura grande cortada em pedaços | sal e pimenta-do-reino a gosto

 

Modo de preparo – Separe os ingredientes sólidos e ponha em uma panela. Junte a água e leve ao fogo alto por 30 minutos. Coe e deixe esfriar. Acondicione em bandejas de gelo, separadas só para isso,  e leve ao freezer até ficar firme. Solte os cubos e guarde-os acondicionados em sacos plásticos. Feche bem e devolva ao freezer ou empregue nas suas receitas.

 

Dicas e informações – Esta receita rende 15 porções e cada uma delas tem, em média, quase 0 calorias.

 

Perfil Coxinha

Coxinha Nerd

Fica ótima em salgadinhos como risole ou enroladinhos de camarão.
A favor dos nerds e contra a tirania dos Kibes.
Facebook | Twitter

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você