Eu tenho dois cachorrinhos lindos, o Luke e a Leia (nem amamos Star Wars né?) e eles sempre me ganham, independente da bagunça que fazem, com a carinha de dó que parte o coração até. Mas vocês sabem porque eles fazem essa carinha de dó? Porque eles sabem que isso te deixa derretido (a) de amor por eles ué, simples assim.

Sério, não estou brincando não. Eles sabem mesmo que essa carinha de coitado te faz repensar os esporros e castigos e por isso se utilizam dela para te conquistar sempre. Os cientistas da Universidade de Portsmouth analisaram os músculos faciais de 27 cachorros que estavam em abrigos de adoção.

Com a ajuda de um dispositivo, eles conseguiram contar quantas vezes os cães levantavam a sobrancelha e arregalavam os olhos quando um possível dono se aproximava.  Alguns usavam mais esse artifício e levavam a melhor. Segundo a pesquisa, os cães que faziam cara de dó, levavam menos tempo para serem adotados.

Mas vocês imaginam porque eles tem esse tipo de consciência? Bom, os pesquisadores acreditam que os lobos tenham se dado conta disso (os ancestrais dos nosso cachorrinhos domésticos). Quando eles faziam essas carinhas fofas, eles eram aceitos com mais facilidade no grupo de humanos e isso, claro, ficou registrado em suas memórias, sendo passado geneticamente para os cães.

Ok, me convenceram, eu acredito que eles fazem isso de forma consciente, mas mesmo assim continuarei caindo nessa pegadinha canina e amando muito meus filhotes fofos e bagunceiros! 😉

Compartilhe: