Uma das mais novas profissões do mundo é a de blogueiro e há quem ainda ache que essa é uma vida temporária e sem futuro. Philip Kotler, um dos papas do mundo do Marketing, já disse que “O novo marketing é claramente mais sobre as mídias sociais e da nossa capacidade de atingir indivíduos”, ou seja, tem que aceitar que o mundo mudou e que as mídias mudaram também. Somos responsáveis, aqui e em todos os outros blogs da internet, pela construção de um novo modelo de comunicação, trabalhamos diretamente com um público que pode nos amar ou nos odiar, e precisamos, diariamente, lutar pelo nosso reconhecimento e retorno financeiro. Um trabalho como outro qualquer. 🙂

Mas o que o business plan tem a ver com isso? Para quem não sabe, antes de montar seu negócio, é necessário elaborar um business plan, ou melhor, um plano de negócio, indicando tudo, absolutamente tudo, sobre o que pretende fazer. E como iniciar um blog, hoje em dia, funciona como na montagem de um negócio, precisamos trabalhar com calma, planejamento e, com toda certeza, mantendo o foco. Por isso nossa ajuda aqui! 🙂 Espero que gostem da ideia.

COMEÇANDO PELO COMEÇO

Qual o seu foco? Antes de mais nada, defina seu nicho. Existe espaço para todo mundo na internet, só que, como já sabemos, já tem também blog sobre tudo quanto é coisa, então, manter o foco é de extrema importância. Qual o seu diferencial? O que manterá o público engajado e interessado pelo seu ponto de vista? Saber o que você está falando e para quem você está falando, vai determinar a sua forma de se comunicar. Não esqueça que, manter a clareza e o objetivo inicial, faz com que o público sinta maior conforto com seu conteúdo.

O que precisa para começar? Além de uma boa ideia e vontade de trabalhar, você precisa saber e calcular o investimento inicial. Para se destacar desde o começo, seus primeiros passos não podem ser amadores, por isso, fuja do gratuito e pense em uma plataforma bem legal de trabalho. Tem muito iniciante amador que encontra a fórmula mágica e dá certo de primeira, mas isso é uma questão de sorte mesmo, até porque, hoje em dia, existe blog profissional demais no mercado e você já vai entrar com essa concorrência bombando!

Crie um blog que retrate a sua personalidade, veja seu reflexo nos trabalhos que executa, até porque, o leitor percebe quando desenvolvemos um tema que não acreditamos.

INICIANDO OS TRABALHOS

Como organizar o conteúdo? Se você já se fez essa pergunta logo no começo da criação do blog, já está bem adiantado no processo. Você precisa se organizar para trabalhar com um blog. A criação de conteúdo, formatação e divulgação será por sua conta, portanto, ser estratégico na hora de escolher os melhores caminhos, te coloca bem a frente da concorrência. A programação de posts precisa ter uma constância. O público vai se acostumar com o seu cronograma e passar a ser pró-ativo na busca pelo seu conteúdo: A cada dia? A cada dois dias? De hora em hora? Não se esqueça: você cria o ritmo, o público só acompanha.

Padrão e divulgação, como manter? Manter um padrão visual para posts é legal porque faz com que o leitor se sinta confortável e associe, rapidamente, sua marca.

Divulgar seus posts e manter ativa a atualização de suas redes sociais também é um fator muito importante. Empresas como a Coca Cola, por exemplo, mantém uma estratégia de marketing baseada em: Torne-se parte da vida dos seus clientes. Esse conceito milenar e que faz a diferença, é aplicado, também, em mídias sociais. Como ser um blog lembrado, procurado e recomendado por seus leitores? Como ter um conteúdo que o agrade diariamente? Estude sua estratégia e tente ser lembrado a todo momento, essa é sua meta principal.

CONHEÇA SEUS NÚMEROS

Qual a curva de crescimento? Agora que todos os seus passos e estratégias já foram definidas da melhor forma possível, está na hora de trabalhar e analisar sua curva de crescimento. Se o público te respeitar e curtir seu formato, suas novidades serão bem vindas. Mas, estude bem sua constância para adaptar qualquer tipo de mudança. Quais são suas metas de crescimento? Quantos leitores quer atingir no ano? Estude também onde e como quer alcançar seus objetivos.

Praticamente todas as redes sociais possuem métricas para acompanhar a audiência e a resposta do público. Não deixe de verificar diariamente: quantos seguidores ganhou, quantos perdeu, que tipo de conteúdo tem melhor aceitação e qual publicação foi rejeitada. Lembre-se: ter um blog, hoje em dia, é muito mais do que ter um diário virtual. Você vai fazer o que gosta, do jeito que gosta, mas, se quer profissionalizar o seu trabalho, precisa ter o engajamento do público!

ONDE ESTA SE METENDO

Quem te ajuda e quem te atrapalha? Haters existem hoje e existirão sempre, acredite. Não se deixe abalar pelas pessoas que reclamam demais do seu jeito de ser, da sua voz, do seu peso, da roupa que você veste. Isso tudo existe desde que o mundo é mundo e não é agora, com a internet e sua repentina exposição, que vai acabar. Concentre-se em suas convicções e seja feliz com a vida e com o jeito que escolheu para trabalhar. Seus concorrentes são seus principais aliados, ao contrário do que imagina.

Saber onde quer chegar, se inspirando em blogs maiores, em profissionais que trabalham bem e constroem o conceito de suas marcas de forma bonita e honesta é incrível, ajuda no amadurecimento do seu negócio e da sua ideia. Saiba que, se seu concorrente está no mercado há muito tempo, ele sabe o que faz, não invente a roda, só construa a sua do seu jeitinho!

Quando você estiver alinhado com todos esses pontos, está na hora de começar a pensar em ganhar dinheiro com seu trabalho. Se colocar essa última etapa em primeiro plano, ficará muito difícil se manter no mercado. Isso serve para qualquer coisa né? Ambição demais atrapalha, da mesma forma que, falta de percepção de oportunidades te impaca e não ajuda em nada no crescimento do seu negócio. Desejo muito boa sorte para todos vocês, na construção de seus negócios! Se ainda tiverem dúvidas, podem me mandar e-mail para contato@coxinhanerd.com.br 🙂 Ficarei feliz em ajudar. Beijos!

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