Que ‘De volta para o futuro‘ é um clássico e que moldou muito do conceito de viagem do tempo que vemos nas produções de hoje, é inquestionável. Não é mesmo?

Agora você já parou para pensar quantas linhas temporais foram abordadas na produção? Decidimos trazer aqui, todas as linhas temporais abordadas. Bora conferir!

A Primeira Linha Do Tempo – 1985
O público tem sua primeira introdução a Marty McFly no então presente dia de 1985. É imediatamente claro que o conceito de tempo é um fator importante no filme, já que enquanto Marty perde a noção do tempo ao tocar guitarra na casa do DOC vislumbramos diversos relógios atrasados em 25 minutos. Mais tarde naquele dia, depois da escola, Marty recebe uma doação para salvar a torre do relógio local, que foi atingida por um raio durante uma terrível tempestade em 1955 precisamente às 22h04 e nunca foi consertada. Naquela noite, ele encontra o Doc no Twin Pines Mall e é quanto ele conhece a máquina do tempo – um Delorean. Mas quando o Doc é assassinado por um grupo de terroristas. Marty foge no Delorean e acidentalmente se manda de volta para 1955.

A Segunda Linha Do Tempo – 1955
A chegada de Marty no passado é um choque, e enquanto ele luta para entender o que acabou de acontecer, localiza Doc Brown. A data que chega, havia sido escolhida por DOC antes de morrer atingido pelos terroristas. A data escolhida foi proposital, pois foi quando o mesmo teve a ideia do capacitor de fluxo, que é o que permite a viagem no tempo. Depois de convencer Doc Brown de que ele é do futuro, os dois traçam um plano para mandar Marty de volta a 1985. Como o plutônio não está disponível em 1955, a energia necessária para enviar o Delorean de volta a 1985 terá que vir do raio que atinge a torre do relógio na famigerada data. Marty passa uma semana em 1955 enquanto o doutor se prepara para a tempestade e se mantém ocupado tentando desfazer o dano que ele causou ao impedir o primeiro encontro entre seu pai e sua mãe. Finalmente Marty consegue fazer seu pai enfrentar o valentão local Biff, bem como garantir que seus pais dancem juntos no baile e enfim se apaixonarem.

A Terceira Linha Do Tempo – 1985
Quando Marty retorna a 1985, ele está em êxtase por estar em casa. Ele novamente testemunha Doc sendo morto a tiros pelos líbios, mas desta vez ele descobre que Doc usava um colete à prova de balas graças a uma carta de advertência que Marty o deixou em 1955. Outras coisas também mudaram, mas felizmente são boas mudanças, trazidas sobre por fazer seu pai enfrentar Biff em 1955. Sua família tornou-se bem-sucedida, com seu pai agora um autor publicado. Seus pais parecem saudáveis, felizes e apaixonados, ao contrário do relacionamento desengajado na linha do tempo de 1985, em que a mãe de Marty parecia ter um problema com a bebida. Marty fica feliz em saber que agora ele possui o caminhão 4×4 que ele ansiava anteriormente, e Biff foi reduzido a humildemente fazer tarefas para a família McFly. Infelizmente, não muito depois de Marty se reencontrar com sua namorada Jennifer, Doc retorna do futuro para dizer ao casal que eles devem acompanhá-lo de volta ao futuro para salvar seus filhos.