Bruno Mazzeo fala sobre sua série, Diário de Um Confinado

Em tempos de pandemia, precisamos nos reinventar. Projetos cinematográficos e seriados acabaram ficando guardados, com gravações interrompidas e esperando o momento de voltar. Pensandio nisso, Bruno Mazzeo e a esposa, Joana Jabace, resolveram reinventar seus próprios conceitos de série. Diário de um Confinado foi criada, literalmente em casa e em família, pelo casal.

O projeto de dramaturgia foi idealizado para ser produzido durante a quarentena, de forma remota, com todas as limitações que o isolamento social requer, seguindo todas as normas de segurança. A série multiplataforma será exibida primeiro no Globoplay, no dia 26, depois na TV Globo, aos sábados de julho, a partir do dia 04. Também em julho, estreia dia 06 no Multishow e ganha pílulas ao longo do mês no GNT. Joana Jabace é quem faz a direção artística da série, gravada no apartamento onde o casal vive com os filhos, no Rio de Janeiro.

A série

A obra faz uma crônica sobre o dia a dia de Murilo (Bruno Mazzeo), que de repente se vê obrigado a tocar a vida dentro de casa. Seus compromissos pessoais e profissionais são todos remotos: a terapia, o encontro com os amigos. Esses personagens que interagem com o confinado Murilo na trama são vividos por grandes nomes como Arlete Salles, Debora Bloch, Fernanda Torres, Lázaro Ramos, Lúcio Mauro Filho, Renata Sorrah.

Através de uma reunião no Zoom, tivemos a oportunidade de conversar com Bruno e Joana sobre o projeto

Tudo foi um grande desafio, começando pela criação do texto. A gente teve limitações que normalmente não tem. Quando criamos, geralmente é de uma forma bem livre, de acordo com a necessidade dramatúrgica. Aqui tínhamos a locação, a história do personagem se passando dentro de um mesmo universo. Os meninos estavam amando a quarentena, porque estávamos todos em casa. De repente eles passaram a ter o pai e a mãe em casa.

Joana aproveitou para comentar a rotina da família.

É uma experiência muito nova. O texto, a linguagem que a gente criou no programa, até a forma como ele foi feito. A gente foi experimentando, foi testando no dia a dia. Nós temos dois filhos pequenos, então a fronteira entre o que é o trabalho e a casa, ficou tudo misturado. Você não acabava de trabalhar e chegava em casa. E é muito raro ter nós 4 em casa.

Conhecido por seus papéis de comédia, Mazzeo foi questionado sobre a criação do humor em um período como a pandemia do coronavírus. Bruno foi só sorrisos.

A gente tem que tirar o humor e a comédia, da tragédia. E na minha opinião, toda comédia vem de um grande drama. Temos a tendência de tirar uma visão cômica de uma tragédia, o brasileiro é assim. Mas não fazemos graça com a pandemia em momento algum, é a história de um homem solteiro carioca confinado. Falamos de como os artistas se inseriram nesse universo. Temos a participação do Lulu Santos, por exemplo, simbolizando os artistas que tiveram que transformar seus shows em lives pelo mundo a fora.

Ainda falando do assunto pandemia, Bruno comentou o quanto tivemos que mudar e nos adaptar para essa nova rotina.

Se a gente pensasse nisso há um tempo atrás, seria uma distopia. Olha o que a gente está vivendo. Foi uma mudança muito abrupta pra todo mundo. Eu senti um bloqueio muito grande no começo, não conseguia ler, não conseguia focar em nada. Vejo muita gente falando que leu vários livros, eu não consegui ler nenhum até agora. Se não fosse esse trabalho, eu acho que a gente teria enlouquecido.

Diário de um Confinado’ é uma criação de Joana Jabace e Bruno Mazzeo. A obra é escrita por Bruno Mazzeo, com Rosana Ferrão, Leonardo Lanna e Veronica Debom, e tem direção artística de Joana Jabace. Alguns artistas tiveram participação virtual na trama, mas o último episódio traz duas figuras presenciais.

Debora Bloch mora no nosso prédio, então gravamos no hall. E no último episódio, o Murilo sai de casa (todo equipado e protegido) e acaba esbarrando no Matheus Nachtergaele, que mora no prédio vizinho ao nosso. São as únicas duas aparições presenciais, todas as outras fizemos pelo zoom. – comentou Joana.

Diário de um Confinado será exibida primeiro no Globoplay, no dia 26, depois na TV Globo, aos sábados de julho, a partir do dia 04.

LEIA MAIS SOBRE SÉRIES