Uma das maiores histórias de fantasia dos últimos tempos foi escrita por Marion Zimmer Bradley, em 1983. As Brumas de Avalon retratam as lendas arturianas, sob o ponto de vista de personagens femininas. A Lenda do Rei Arthur já foi escrita e contada de diversas formas e Zimmer encontrou em seus quatro livros, uma forma de contá-las de forma um pouco diferente.

No próximo dia 17 de julho, a Netflix irá lançar Cursed – A Lenda do Lago. A trama protagonizada por Katherine Langford é focada na história de Nimueh, a Dama do Lago das histórias do Rei Arthur. Os personagens da série estão presentes nas Brumas de Avalon e antes de conferir o sucesso da Netflix, vamos entender um pouco mais da história original.

As Brumas

A personagem central é Morgana, uma sacerdotisa de Avalon disposta a combater a perseguição dos pagãos. Em um mundo onde o cristianismo reina, muitos foram mortos acusados de feitiçaria ou apenas de não seguir os costumes cristãos. Morgana foi uma das mulheres que cruzou o caminho do Rei Arthur, o Grande Rei da Bretanha, e influenciou sua vida.

Acredita-se que Avalon teria sido uma ilha lendária, a 150 km de Londres. Lá foi o berço de nascimento da religião da Deusa Mãe, criticada e não aceita pelos saxões. Os seguidores de Avalon foram perseguidos e mortos pelos cristãos. Lá viviam Fadas, Ninfas, Elfos, as Sacerdotisas da Lua e seres Feéricos, que já marcaram presença em produções como Carnival Row e agora, Cursed. Avalon era conhecida por ser magicamente iluminada pelo Sol, além de conter brumas tão densas que obscureciam o caminho até lá.

A grã-sacerdotisa de Avalon era Viviane, também conhecida como Nimueh ou ainda, a Dama do Lago. Em uma visão, Viviane descobre que o atual rei não terá herdeiros. Para que seu plano dê certo, ela pede a irmã, Igraine, para gerar um líder. O menino não pode ser filho de seu marido, mas sim de alguém que usa o símbolo do dragão, seguidor da Deusa Mãe. O escolhido é Uther Pendragon. O objetivo de Viviane é unir os povos cristão e pagão e para isso, treina sua sobrinha Morgana, filha de Igraine, como a nova sacerdotisa.

O Rei

Arthur, o menino que seria gerado, seria o rei responsável por abraçar ambas as crenças, impedindo a derrota de ambos. Avalon, o reino pagão do poder, seria salva da destruição. Viviane não contava, porém, que o avanço do cristianismo deturpasse um pouco da fé que os pagãos tinham na Deusa Mãe. Uma das afetadas é Morgause, irmã de Igraine, que assume o desafio de tentar acabar com os planos de Viviane.

Enquanto isso, Uther se apaixona por Igraine e pede a Merlin, seu mago conselheiro originário da magia dos druidas (bruxos celta), para ter uma note com ela. Ele transforma Uther na imagem do marido de Igraine, Gorlois, e a consequência disso é o nascimento de Arthur. Dessa forma, o menino e Morgana se tornam meio-irmãos. Ela é mandada para Viviane, onde será educada como sacerdotisa. Ele é entregue a Merlin, para ser educado por ele. Uther morre 15 anos depois e o país fica sem rei.

Merlin cria um plano para determinar o novo rei. Ele finca uma espada, a Excalibur, em uma pedra e quem a tirar de lá será o novo rei. Conhecemos a história e sabemos que Arthur consegue tal façanha.

Cursed – A Lenda do Lago vai estrear na Netflix no dia 17 de julho. Toda a coletânea de As Brumas de Avalon está disponível aqui.

LEIA MAIS SOBRE LIVROS