Brasileiros usam WiFi 60% do tempo para evitar 3G e 4G!

-por , em 18/08 -
Brasileiros usam WiFi 60% do tempo para evitar 3G e 4G!

Pesquisa inédita mostra que, apesar de a franquia de dados ser decisiva na escolha de um plano móvel, consumidor depende da internet sem limites.

Em um Brasil que tem mais celulares do que pessoas, em 58,55% do tempo os smartphones estão conectados via pontos de WiFi. O índice é de uma pesquisa inédita da Open Signal, empresa especializada em mapear coberturas 3G e 4G no mundo.

Segundo Felipe Byrro, especialista do Melhor Plano – plataforma de comparação de preços do setor -, o número pode ser explicado pelas franquias de dados limitadas na internet móvel em contraste com a banda larga fixa.

Byrro ressalta que o dado reforça a percepção de que o consumidor ainda depende muito da internet sem limites, mesmo que possua um plano de dados 3G ou 4G. “Como, em geral, é fácil achar pontos com WiFi gratuito, o consumo do pacote de internet móvel acaba sendo reduzido”, diz.

Por isso, de acordo com o especialista, um plano que oferece 5 GB e sai, em média, R$ 127, perde a preferência quando comparado a outro que dá direito a 3 GB e custa cerca de R$ 103.

No entanto, com a perspectiva de limite de dados também na banda larga fixa (cuja validade está sendo analisada pela Anatel e pelo Senado), a expectativa é de mudança. “Caso isso se concretize, locais como cafés e livrarias, por exemplo, não vão mais disponibilizar o WiFi gratuitamente e o usuário acabará pagando mais caro por precisar de um pacote de internet ainda maior”, avalia o fundador do Melhor Plano, que também oferece comparação entre planos de banda larga fixa.

smartphone

Velocidade e Disponibilidade

A pesquisa da Open Signal também mediu a velocidade média das redes 3G e 4G e o tempo em que os usuários conseguem se conectar em 95 países – em ambos os indicadores, o Brasil está abaixo da média. Em relação à velocidade, nossa média é de 7.43Mbps, índice semelhante ao do Marrocos e Guatemala, e inferior aos vizinhos do Chile, Peru e Uruguai. Em termos de disponibilidade de rede, os brasileiros conseguem acessar o 3G e 4G sem problemas 75,23% do dia, número próximo ao da China e Bielorrússia.

“Esses indicadores são nacionais e podem variar de acordo com a região. Portanto, antes de contratar um pacote de celular, é essencial fazer comparações das opções disponíveis localmente”, destaca Byrro. O Melhor Plano oferece esse serviço e também permite a consulta a planos de TV a cabo e telefonia, além de banda larga fixa.

Leia mais sobre tecnologia

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você