Nova moda: Botão da morte em smartphones!

-por , em 24/06 -
Nova moda: Botão da morte em smartphones!

Parece que, mesmo com o falecimento de Steve Jobs, a Apple continua lançando tendências no mundo da tecnologia. Agora a nova moda é o botão da morte – uma funcionalidade criada pela Apple para o iPhone 5S que, via impressões digitais, limpa a memória dos dispositivos e inutiliza completamente os smartphones. Parece exagero, mas não é. Parece que diminuiu em 19% o roubo dos iPhones em NY desde que essa função foi lançada, bem como em San Francisco (38%) e Londres (24%). E o negócio ficou tão sério, que agora, as concorrentes Microsoft e Google, foram obrigadas por um órgão equivalente à Defensoria Pública de NY, a fazer o mesmo botão famoso em seus aparelhos. Tudo em prol da diminuição dos roubos, tudo em prol da tecnologia! Curtiram?

Hoje em dia, existe uma coisa semelhante nos Windows Phone e Android, mas que apenas limpam os dados dos seus usuários. É possível ainda fazer o bloqueio do número IMEI (único para cada aparelho) em qualquer dispositivo roubado, mas para tal é necessário ter essa sequência guardada. Fora isso, em alguns casos, como a TIM no Brasil, operadoras chegam ao absurdo de pedir uma carta escrita a próprio punho feita pelo proprietário descrevendo a situação e solicitando o bloqueio. Esse procedimento pode, dependendo da situação e da operadora, ser feito com uma simples ligação.

Mesmo com isso, nem Google nem Microsoft revelaram como devem proceder sobre o acordo assinado em Nova York, mas espera-se que a próxima versão de cada SO já traga tal funcionalidade. Será?

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você