“DOS? isso não é uma palavra?” Para esse post você precisa de uma dose de nostalgia e de um tempinho livre. Sabe porque meu caro leitor? Simplesmente porque você vai perder um bom tempo no computador a partir de agora! Vamos jogar DOS e, consequentemente, procrastinar um pouco? Aos jovens mancebos que se aventuram na internet, acho importante explicar o que era o DOS. Nos primórdios dos computadores, nos gloriosos anos 1990 e começo do século XXI, os computadores tinham um sistema de disco chamado DOS.

O DOS era, basicamente, um prompt de comando que dialogava com o usuário sem uma interface gráfica, só com comandos e caracteres, no mesmo estilo da programação.

jogar dos

Deixando esses termos e complicações de lado, podemos dizer rapidamente que, a alegria das crianças e jovens naquela época era maior por causa do DOS. Ele nos permitia jogar e a navegação era bem parecida com o prompt de comando que está acessível no seu computador até hoje. Entretanto, com a programação certa, conseguíamos converter aquelas letras com um fundo preto em jogos extremamente marcantes.

Com o passar do tempo, os sistemas foram aprimorados e o DOS, foi deixado de lado. A tecnologia de desenvolvimento de jogos avançou muito! Os mais saudosistas voltam para a época do Windows 98 com emuladores tipo DosBox, que, para alguns, parece um bicho de sete cabeças. Tem gente que nem sabe da existência do DOS ou de seus emuladores atuais, mas, como diria o velho Casseta e PlanetaSEUS PROBLEMAS ACABARAM.

GAME EMULADOR EM DOS

Archive.Org, site responsável por agrupar coisas bem legais como áudios, artigos, vídeos e etc, teve uma ideia genial: eles reunirão todos os jogos da época do DOS, para qualquer um se deliciar, perder horas da suas vida e matar a saudade! Para você que ainda está um pouco perdido sobre esse saudosismo inexplicável com telas pretas e códigos de comando, vou provar através dos games disponibilizados, o motivo de minha nostalgia: Duke Nukem, Prince Of Persia, Doom, Wolfstein 3D, Descent, Comandeer Keen, Hexen, Blood, Shadow Warrior, Dune, Alone In The Dark, e diversos outros! 😉

Para quem ficou interessado, o caminho da felicidade é esse AQUI. Divirta-se e diga aí nos comentários qual foi sua experiência com o DOS (se é que você teve alguma), ou qual seu jogo favorito desse site!

Compartilhe: