Bombardeio na Terra!

-por , em 08/03 -
Bombardeio na Terra!

Atenção! A mais forte erupção solar em cinco anos vai bombardear, a partir desta quinta feira, a Terra com partículas eletromagnéticas suscetíveis de perturbar as comunicações por satélite e as redes de distribuição elétrica, anunciaram as autoridades norte-americanas.

 

O impacto na Terra da tempestade solar, que começou na terça-feira, deve ter começado a ser sentida hoje as 12h e se prolongará até sexta-feira, segundo as previsões da Administração Nacional dos Oceanos e da Atmosfera, nos Estados Unidos, citada pela agência AFP.

 

A explosão de partículas, que atingirão a superfície do Planeta Azul, a uma velocidade de 6,44 milhões de km/h poderá, eventualmente, afetar a distribuição de eletricidade, as comunicações por satélite, os sistemas GPS, a atividade dos astronautas da Estação Espacial Internacional e obrigar as companhias aéreas a alterar as rotas para evitar as regiões polares.

 

Os peritos ressalvam, no entanto, que a Terra está bem protegida das tempestades solares pelo seu campo magnético. O fenômeno poderia ainda criar hoje, auroras boreais espetaculares na Ásia Central.

 

De acordo com a NASA, agência espacial norte-americana, o aumento do número de erupções solares (explosões na superfície do Sol causadas por mudanças repentinas no seu campo magnético) é normal, atendendo ao seu ciclo de atividade em 11 anos, que deverá atingir o seu máximo em 2013. A última explosão solar ocorreu a 23 de janeiro.

 

A mais recente, que começou na terça-feira, é a mais forte desde dezembro de 2006, sustentou Joseph Kunches, perito de meteorologia espacial na Administração Nacional dos Oceanos e da Atmosfera.

 

Via NewsMap

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você