Olá Pessoal! A receita de hoje é para provar que ricota é gostosa sim e que podemos criar diversos pratos saborosos e diferentes com este ingrediente que sofre tanto preconceito das pessoas. Quando começamos uma dieta e ouvimos o nutricionista comentando que devemos trocar o queijo prato e a mussarela por pastinhas light de ricota, tem gente que dá cambalhota de agonia, bom, espero que isso termine a partir de agora…

Antes da receita, que tal curtir um pouquinho dos benefícios da ricota? A ricota é o tipo de queijo preparado com o soro do leite. De sabor bem suave, ela é mais branquinha e tem aquela consistência um tanto farinhosa (no entanto, não deve esfarelar). Na culinária, faz muito sucesso pela sua versatilidade. Com sabor neutro, pode fazer parte de preparos doces e salgados. Alguns exemplos de pratos são o patê, torta, bolo, sobremesas em geral, salada e pastel recheado. A ricota também pode entrar na composição de recheios de outras massas e para fazer pastas para canapés.

Além disso, contem menos calorias e muito menos gordura dos que os queijos tradicionais. Compare: são 264 calorias e 20 g de gordura em 100 g de queijo minas frescal, contra 140 calorias e 8,1 g de gordura em 100 g de ricota. É interessante evitar as ricotas de textura granulosa e arenosa e as que apresentam umidade excessiva. Agora vamos a receita do bolo que você já deve estar com água na boca!

Ingredientes

4 ovos (gemas e claras separadas) | 4 colheres (sopa) de adoçante dietético para forno e fogão | 4 colheres (sopa) de farinha de trigo | 1/2 colher (sopa) de fermento em pó | 1 copo (americano) de rum

Ingredientes do Recheio

100 g de uva-passa lavada e escorrida | 200 g de ricota passada pela peneira | 3 colheres (sopa) de adoçante para forno e fogão | 2 colheres (sopa) de creme de leite light | Canela em pó a gosto | Passas para decorar

Modo de preparo – Aqueça o forno a 180 °C. Bata as claras em neve e coloque as gemas sem parar de bater. Junte o adoçante e bata mais até obter uma textura de esponja. Desligue a batedeira e incorpore delicadamente a farinha peneirada com o fermento. Despeje em uma assadeira untada e polvilhada com farinha. Asse por 15 minutos. Deixe esfriar e desenforme. Corte uma tampa no bolo e, com uma colher, retire o miolo, deixando 1,5 cm de espessura em toda a volta. Pincele a borda com um pouco do rum.

Modo de preparo do recheio – Pique a metade do miolo do bolo e ponha-a em uma tigela. Junte as passas, regue com rum restante e deixe descansar por dez minutos. Misture a ricota com o adoçante, acrescente a mistura de passas e o creme de leite. Mexa bem e ponha na cavidade do pão de ló. Esfarele a tampa do pão de ló e espalhe o farelo sobre o recheio. Polvilhe com canela e decore com passas. Sirva gelado.

Dicas e informações – Esta receita rende seis porções e cada uma delas tem, em média, 235 calorias. Delícia hein?

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