Bolo Afogado de Chocolate

-por , em 06/04 -
Bolo Afogado de Chocolate

Que tal uma sobremesa que chocólatra  nenhum poderá por defeito? É o caso desse bolo afogado de chocolate! Só de pensar, eu que sou uma chocólatra pra lá de assumida, já dá água na boca! Então, vamos relembrar os prazeres da infância e do chocolate e nos deliciar com essa sobremesa divina! Você também pode fazer como eu e usar a desculpa que vai fazer para testar e ver se fica tão boa quanto parece para servir a família no Domingo de Páscoa, que já é uma data tão próxima e pra lá de adequada para essa receita!

INGREDIENTES:
3 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de manteiga
½ xícara (chá) de chocolate em pó
1 xícara (chá) açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de leite
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

CALDA:
3 xícaras (chá) de leite
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de manteiga

COBERTURA:
1 lata de creme de leite
2 colheres (sopa) cheias de chocolate em pó
¾ xícara (chá) de União Refinado
½ colher (sopa) de manteiga

MODO DE PREPARO:
Massa
Na batedeira, bata os três primeiros ingredientes até obter um creme homogêneo. Acrescente o leite e os ingredientes secos peneirados. Bata rapidamente somente até misturar. Coloque na assadeira untada e forrada com papel-manteiga também untado. Desenforme frio.

Calda:
Leve todos os ingredientes ao fogo, mexendo sempre, até ferver. Utilize morno.

Cobertura:
Leve todos os ingredientes ao fogo, mexendo sempre, até abrir fervura e obter um creme homogêneo. Utilize frio.

Montagem:
Forre com papel-alumínio fundo e a lateral de uma fôrma redonda com 20x7cm e capacidade para 2.200ml e coloque camadas de cubos de bolo, alternando com a calda, até acabar. Pressione levemente para acomodar bem o bolo. Leve para gelar por no mínimo 6 horas. Desenforme sobre o prato escolhido, retirando o papel alumínio. Despeje a cobertura por cima do bolo, deixando escorrer pelas laterais.

Luciana Fogo
por

Luciana Fogo

Chocólatra assumida, sou também uma viciada em livros e totalmente capaz de virar a noite com uma boa história! Mas o meu maior amor é ter INFORMAÇÃO! Pergunte que eu descubro!

Recomendamos para você