Quais os benefícios da água?

-por , em 14/01 -
Quais os benefícios da água?

O verão é a estação do ano que todo mundo lembra de beber água, mas o seu corpo não precisa desse combustível apenas durante dois ou três meses. Para falar a verdade, o seu corpo de litros e mais litros de água diariamente, mesmo estando muito, mas muito frio mesmo em sua cidade. Quer entender um pouquinho melhor? Vem comigo!

Todos sabemos que a água é um dos elementos mais essenciais para a nossa saúde, aprendemos isso na escola, mas, na real assim, colocando fatos e dados na mesa, quais são esses tais benefícios que todo mundo tanto fala? Entre outros tantos, começa com o fato da água ter nutrientes indispensáveis para o organismo, além de ser um dos maiores protetores de seu sistema imunológico de intoxicações.

Mais de 60% do nosso corpo é constituído por água e um adulto perde, em média, 1,5 litro de água diariamente, seja através da urina ou da transpiração, respiração e evacuação. Ou seja, precisamos repor e superar este valor. Para repor a perda de água e manter o organismo sempre hidratado, uma pessoa deve tomar, no mínimo, 2 litros de água por dia. Desta forma, poderemos garantir a nossa saúde e manter a temperatura corporal estável, evitando problemas como a desidratação e o mau funcionamento dos rins (só para começar a lista de problemas).

A água costuma regular as reações químicas das células, eliminar os elementos nocivos e lubrificar as articulações, fornecendo proteção para os tecidos. O aparelho digestivo é o que mais sofre com a ingestão insuficiente de água, cálculos biliares e prisão de ventre estão diretamente ligados à má hidratação do corpo também. Todas as proteínas e vitaminas ingeridas só poderão ser aproveitadas se forem acompanhadas por uma quantidade adequada de água. Saiba então quais são os principais benefícios da água:

=> Ajuda a controlar o apetite, além de não conter calorias.

=> Facilita a digestão.

=> Previne a celulite.

=> Mantém unhas e cabelos fortalecidos.

=> Melhora o desempenho nos exercícios físicos: a água faz as fibras musculares deslizarem com mais facilidade.

=> Ajuda a ganhar massa muscular: a água transporta o glicogênio até as células musculares.

=> Mantém a textura da pele saudável.

=> Regula a temperatura do corpo.

=> Desintoxica o organismo.

=> Contribui para o emagrecimento.

=> Transporta os nutrientes para as células.

=> Suaviza as articulações.

Mas, atenção: tão importante quanto beber água, é beber água pura, livre de contaminação. E se seu objetivo é cuidar do corpo para estar sempre saudável e dentro do peso, não esqueça de procurar um médico nutricionista para complementar seus hábitos com uma boa dieta e uma rotina (do seu gosto) de exercícios.

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você