O chef catarinense Reinhard Pfeiffer, especializado em gastronomia ovo-lacto-vegetariana, preparou uma receita bem especial: Beijinho de Batata Doce. Reinhard é reconhecido internacionalmente por ter participado do livro “A Cozinha Vegetariana”, de Astrid Pfeiffer. O livro foi eleito o melhor do mundo pelo Cookbook Award 2012. O profissional estudou gastronomia no Centro Europeu, uma das principais escolas gastronômicas da América do Sul. Ao longo de sua carreira, passou por importantes empreendimentos gastronômicos, entre eles o Gigetto, onde trabalhou com o chef Checo Gonzales; e comandou as cozinhas do resort Costão do Santinho, em Santa Catarina, e do Lapinha Spa, no Paraná. Atualmente, Reinhard Pfeiffer comanda o Restaurante Expedito, na Lapa, histórica cidade paranaense localizada a 60 quilômetros de Curitiba.

Uma ótima opção para as pessoas que adoram um docinho depois do almoço. Utilizando o açúcar de coco, além do seu óleo, torna-se um alimento funcional e saboroso.

Ingredientes

1 batata doce grande (255 gr) descascada e picada grosseiramente
6 xícaras de água (uns 15 litros)
1 pera (sem a casca) ralada no ralo grosso
Suco de ½ limão siciliano (para regar a pera ralada e não escurecer)
1 colher (chá) de óleo de coco derretido
2 colheres (sopa) de coco fresco ralado (para envolver ou colocar na massa do brigadeiro)
3 colheres (sopa) de amaranto em flocos
2 colheres (sopa) de castanha de caju bem picada (xerem)
3 colheres (sopa) de açúcar de coco

Modo de preparo: Cozinhe a batata doce até ficar macia (15-20 minutos). Despreze a água. Passe pelo espremedor e despreze a parte fibrosa que ficar dentro do espremedor. Num bowl, coloque o restante dos ingredientes e leve à geladeira umas 4 horas para firmar. Passe um pouco de óleo de coco nas mãos e forme brigadeiros, envolvendo-os no coco fresco ralado.

Compartilhe: