Olá seus gulosos! Quando estamos de dieta, a maioria dos médicos ou nutricionista recomenda que a gente comece a comer barras de cereal o tempo inteiro. Eu sei que depois de um tempo, rola uma certa aversão ao alimento. Esta versão de barrinha aqui não é nada light e serve para aqueles momento de TPM extrema (indicado para homens e mulheres), rsss…. Vamos a receita?

E qual é a da amêndoa? Normalmente os mestres da gastronomia consideram este fruto, muito consumido no Natal, mais apetitoso que outras frutas, como as nozes, as avelãs e a macadâmia. Seu paladar é definido como algo mais ameno. Usa-se muito na culinária  a farinha de amêndoas, principalmente nas tortas. Ela tem um potencial energético apreciável, ou seja, 100 gramas de amêndoas detêm 589 calorias, um pouco menos que as nozes. Como estas frutas, a amêndoa possui vitamina E, ácido fólico e arginina, um aminoácido prescrito para o relaxamento dos vasos e o equilíbrio da pressão arterial. Voltemos para a receita!

Ingredientes para a Massa

1 pacote de biscoito de chocolate sem recheio esmigalhado (220 g) | 1/2 xícara (chá) de manteiga ou margarina derretida | 1/4 de xícara (chá) de açúcar

Ingredientes para o recheio e cobertura

2 xícaras (chá) de coco fresco ralado grosso (250 g fresco ou 150 g seco) | 1 lata de leite condensado | 1/2 xícara (chá) de amêndoas picadas | 1 xícara (chá) de cobertura de chocolate meio amargo picada | 1 xícara (chá) de cobertura de chocolate ao leite picada

Modo de preparo da massa – Aqueça o forno a 180°C. Em uma tigela média, misture bem o biscoito, a manteiga e o açúcar. Transfira a massa para uma assadeira de 28 cm x 18 cm, sem untar, e forre o fundo pressionando-a de maneira uniforme. Asse por dez minutos. Deixe esfriar.

Modo de preparo do recheio – Misture todos os ingredientes, menos o chocolate, e espalhe de maneira uniforme sobre a massa. Asse por mais 18 a 20 minutos ou até as bordas ficarem ligeiramente douradas. Retire do forno e deixe esfriar completamente. Em uma panela pequena, junte os dois tipos de chocolate e leve ao banho-maria para se derreter. Espalhe o chocolate derretido sobre o coco e leve à geladeira por quatro horas. Corte em pedaços e sirva na temperatura ambiente.

Dicas e informações – Para não manchar o chocolate, evite o vapor no banho maria. Esta receita rende 14 porções e cada uma delas tem, em média, 247 calorias.

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