A nona edição da Campus Party Brasil chega ao final depois de mais de 700 horas de atividades. A edição 2016 ocorreu em mais de 77,7 mil m2 do Pavilhão de Exposições do Anhembi. Entre as palestras de destaques estão as do Vice Presidente Global de Marketing de Consumo na Kaspersky Lab, Eugene (Che) Chereshnev, do engenheiro que participou da produção de efeitos especiais de diversos filmes no cinema, Grant Imahara, da diretora de tendências do aplicativo Happn, Marie Cosnard, da astrofísica brasileira que recebeu em 2015 o Prêmio L’Oreal/UNESCO para Mulheres na Ciência, Thaisa Bermann, do artista, compositor e ativista cyborg catalão, Neil Harbison, da coreógrafa contemporânea catalã e co-fundadora da Cyborg Foundation, Moon Ribas, entre outros.

Ao todo, oito mil campuseiros, vindos de 18 países e 24 estados brasileiros diferentes, aproveitaram a internet de 40 gigabytes por segundo, que foi  desligada às 10h do domingo (31). A edição 2016 também foi marcada pelo empreendedorismo. Mais de 600 startups se inscreveram para o programa Startup&Makers Camp cujo objetivo é impulsionar e capacitar jovens talentos e empreendedores. Duzentas delas, de áreas distintas como, agronegócio, comunicação e mídia, educação, entretenimento, turismo, finanças, tecnologia, saúde e varejo, foram selecionadas e tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos, encontrar talentos, testar mercados, aprender e ensinar para um público qualificado e ávido por curiosidades. Além disso, receberam mentorias, coaching e tiveram a oportunidade de conversar com 96 investidores e diretores de grandes empresas que estiveram presentes no evento fazendo negócios. Vale destacar que durante o Inverstor’s Day, três startups tiveram a oportunidade de captar juntas quase meio milhão de reais em menos de duas horas.

Outro destaque do evento foi a Campus Experience, espaço gratuito e aberto ao público que recebeu aproximadamente 82 mil pessoas durante os quatro dias de funcionamento. A área apresentou aos visitantes muita interatividade, acesso a projetos universitários, simuladores e diversas outras atrações dos parceiros e patrocinadores do evento. Todas as palestras que ocorreram no evento ficarão disponíveis para serem vistas e revistas na plataforma Campuse.ro.

Confira abaixo os principais números da Campus Party Brasil 2016:

– Total de campuseiros: 8.000
– Barracas: 6.500

– Média de idade dos participantes:
Abaixo de 18 anos – 2.28%
Entre 18 e 29 anos – 64.37%
Entre 30 e 39 anos – 19.04%
Entre 40 e 49 anos – 5.65%

– Participantes brasileiros:
Os campuseiros vieram de 24 estados diferentes, incluindo São Paulo.

CPBR9

– Estados com o maior número de inscritos (%):
São Paulo – 52%
Minas Gerais – 6.74%
Rio de Janeiro – 5.67%
Paraná – 5.04%
Distrito Federal – 4.24%

– Participantes de outros países:
Tivemos campuseiros de 18 países diferentes, entre eles, Estados Unidos, Colômbia, Uruguai, Chile, entre outros.

– Atividades:
Quantidade de palestrantes: mais de 600
Totalizando mais de 700 horas de conteúdos.

– Produção e Tecnologia:
Área total do evento – 77.700m²
Cabos de rede – 60.000 metros
Cabos de fibra ótica – 80.000 metros
Mais de 8 mil pontos de rede
Velocidade da internet – 40 GBps
Entrada de cerca de 13 mil dispositivos – média de 2 por pessoa
Envolvidos na organização – mais de 3.000 pessoas

CPBR9

– Outros Números
Patrocinadores, Apoiadores e Media Partners – 63 empresas
Universidades – 27
Comunidades – 27
Jornalistas, blogueiros e profissionais de imprensa cadastrados para cobertura – Mais de 700

– Programa Startup&Makers Camp
5 eventos em um: Startup & Makers Expo, Maratonas de Negócio, Mentorias, Palco S&M e Workshops S&M
– Inscritos: 614 startups
– Selecionados para a Campus Party Brasil: (100 growth stage, 100 early stage) com pelo menos um representante dos estados: BA, RJ, MA, MG, AM, RN, PI, MT, CE SE, DF, PE, ES, PR
– Mais 70 horas de conteúdo
– 78 palestrantes e painelistas
– 96 investidores e diretores de grandes empresas fazendo negócios
– Mais de 200 negócios ou parcerias iniciados durante o evento
– Inverstor’s Day – 3 startups fizeram pitch no evento e captaram R$ 150 mil cada uma, em apenas duas horas
– Presença de 5 aceleradoras em painéis e mais de 30 representantes do ecossistema nacional de startups, incluindo da Associação Brasileira de Startups
– Startups premiadas: 15

– Maratonas de Negócios
– 238 projetos inscritos
– 102 Projetos pré-selecionados
– 5 temáticas principais: Economia Criativa, Mobilidade e Urbanismo, Saúde, Educação, E-commerce
– Mais de 35 mentores de mercado, em 230 horas de mentoria
– Mais de 100 empreendedores dedicados

CPBR9

Mesmo com alguns probleminhas estruturais e sociais (como tudo no Brasil), a Campus Party continua sendo um dos maiores eventos (se não o maior) evento de tecnologia do Brasil e merece ter o apoio do governo, de empresas e grandes organizações mas, principalmente, dos jovens e seus familiares. Precisamos começar a construir um futuro de qualidade, com conhecimento difundido, com promessas de oportunidades para todos, com aprendizados com verdadeiro impacto social. Vamos construir, juntos, um país tecnologicamente positivo! 🙂 Até a #cpbr10

Compartilhe: