Olá Coxinhos, tudo bem? Bacalhau é um peixe que divide opiniões, quem gosta, AMA, quem não é muito chegado, ODEIA! Aqui no Brasil o peixe é consumido em maior quantidade em determinadas épocas do ano, como na páscoa, semana santa, ano novo e alguns outros momentos, geralmente de festas. Sabem porque? Porque aqui é caro, como tudo gostoso e sofisticado, no Brasil, é muito caro. Mas, mesmo assim, vou compartilhar uma receita deliciosa com vocês.

 

Você conhece os benefícios do bacalhau? Saboroso, com alto valor nutritivo e de fácil digestão, o peixe também é rico em minerais – como o ferro e fósforo –, vitaminas A, E e D e tem colesterol quase zero. Além disso, esse alimento contém ômega-3, importante para diminuir o LDL (o colesterol ruim) e triglicerídeos e para aumentar o HDL (o colesterol bom), além de ser importante na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, câncer , aterosclerose , hipertensão e desordens inflamatórias e autoimunes. O bacalhau também tem ômega-6, ácido graxo essencial para o sistema imunológico.

 

Ingredientes

 

1 kg de bacalhau dessalgado | 1/4 de xícara (chá) de azeite | 1 cebola picada | 2 dentes de alho picados | 4 colheres (sopa) de manteiga | 1 cebola pequena ralada | 3 colheres (sopa) de farinha de trigo | 1 litro de leite | Sal e pimenta a gosto | 1 pitada de noz-moscada ralada | 2 xícaras (chá) de creme de leite fresco | 500 g de batatas cozidas e cortada em rodelas | 150 g de mussarela ralada grossa

 

Modo de preparo – Afervente o bacalhau, escorra e desfie em lascas grandes. Em uma frigideira, aqueça o azeite, doure a cebola, o alho e misture o bacalhau. Desligue o fogo e deixe esfriar. Em uma panela, derreta a manteiga e doure a cebola. Misture a farinha de trigo, mexendo sem parar, por 2 minutos. Aos poucos, e sem parar de mexer, acrescente o leite quente. Junte o sal, se necessário, a pimenta, a noz-moscada e cozinhe até engrossar. Desligue o fogo e misture o creme de leite. Em um refratário, alterne camadas de batata, bacalhau e molho. Cubra com a mussarela e leve ao forno, preaquecido a 200 °C, até dourar.

 

Dicas e informações – Esta receita rende 10 porções e cada uma delas tem, em média, 478 calorias – muito né? Por isso que comemos só umas duas ou três vezes por ano? Rsss…

 

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