Olá, amigos! Há algum tempo, creio que cerca de  dois anos agora, eu procurava na rede por papercrafts (esculturas feitas com moldes de papel), queria tentar fazer um. Foi nessa busca que me deparei com o trabalho de um artista que acabou por me deixar, vamos dizer que literalmente, de queixo caído! As pequenas aves que encontrei primeiro, feitas por ele, eram tão perfeitas, que por alguns instantes custei a crer que aquilo fosse feito de papel! Desde então, eu sigo o perfil deste artista, sempre me impressionando com cada trabalho e novidade! Por esta razão, eu resolvi falar sobre ele para vocês!

O artista de que falo é Johan Scherft, que nasceu em 1970 em Leiden, na Holanda. Ele demonstrou talento para desenhar  bem cedo, ainda menino, além de um grande interesse pela natureza. Isso o levou a criar pássaros de papel e outros desenhos, trabalho que fez com que fosse aceito na Royal Academy of Arts, em Haia.

Sendo um artista livre, ele utiliza varias áreas (pintura gravura, desenho e ilustração) para trabalhar. Gosta mais de fazer pinturas a óleo, sendo a natureza seu tema preferido e recorrente e os “mundos de  água” que ele cria tem como objetivo mostrar um mundo surreal, ao alcance dos olhos, onde seus personagens tentam sobreviver.

Um de seus trabalhos mais recentes consiste em grandes desenhos de carvão, retratando animais extintos. Estes desenhos têm um tamanho médio de 6,5 metros, pois Scherft tentou dar a cada criatura pré-histórica a sua própria expressão, e uma sensação de poder avassalador, para que o espectador se sinta pequeno e vulnerável quando observá-los.

 

Mas o grande chamariz de seu trabalho ainda são as delicadas e perfeitas esculturas de papel. Muitas delas encomendadas por Museus para serem expostas, dado o seu perfeccionismo e a aparência viva das peças! Ele tem ultimamente feito também peças motorizadas, em que os pequenos animais se movem.

E querem saber do melhor? Muitos de seus modelos de papercrat estão na rede, disponíveis para o download gratuito! E, eu que já fiz algumas peças, posso dizer, muito fáceis e funcionais para a montagem! Vou continuar aqui, admirando o trabalho dele, que foi muto simpático em nosso contato, quando me permitiu utilizar as imagens de seu site particular. 😉

Para ver mais trabalhos dele:

Página de Johan Scherft – You Tube de Johan Scherft – Facebook Johan Scherft