Semana Animada: As Aventuras de Tadeo!

-por , em 28/10 -
Semana Animada: As Aventuras de Tadeo!

Olá coxinhos! Essa semana eu tenho uma surpresa para vocês. Eu resolvi fazer uma Semana Animada!, onde cada dia irei falar sobre um filme de animação que foi lançado esse ano. O  primeiro filme dessa semana chama-se “As Aventuras de Tadeo” (Las Aventuras de Tadeo Jones, no título original).

 

Como o nome original sugere, As Aventuras de Tadeo é uma obra espanhola. Apesar de ter sido feito no ano passado, o filme só foi lançado no Brasil (e em Portugal) esse ano. O filme, dirigido por Enrique Gato, é baseado em dois curtas anteriormente dirigidos pelo mesmo diretor: Tadeo Jones (2004) e Tadeo Jones e o porão maldito (2007). Para quem estiver curioso, seguem os curtas:

 

 

 

Tadeo Jones sempre sonhou ser um arqueólogo. Ele passa boa parte dos seus dias sonhando em ser um explorador de tumbas antigas e encontrar tesouros há muito tempo perdido. Mas ele não é nada disso, ele é só um pedreiro. Certo dia, ele é confundido com um professor de arqueologia famoso e acaba indo para o Peru em busca de Paititi, a cidade do ouro. Ele se junta ao professor Lavrof, um respeitável arqueólogo que dedicou boa parte de sua vida pela busca de Paititi, e Sara, sua belíssima e charmosa filha.

 

TADEO!

 

Juntos Tadeo, Sara e seus companheiros enfrentam a organização Odisseus, um grupo de piratas modernos que pretendem encontrar a cidade perdida e usar sua estatueta mágica para se tornarem imortais. Durante suas aventuras, Tadeo enfrenta inúmeros perigos e acaba conhecendo Max Mordon, um famoso explorador e ídolo de Tadeo. O filme é bem divertido, com um ritmo acelerado e atrapalhado, que mistura comédia e aventura na dose certa e que não deixa nada a desejar se comparado aos filmes do Indiana Jones (que, claramente, serviram de inspiração para Gato, ao criar Tadeo – vide seu sobrenome).

 

Eu não sei bem qual a história do cinema de animação da Espanha, mas Tadeo Jones rapidamente se tornou o filme de animação espanhola de meio sucesso de todos os tempos. O filme teve cinco indicações ao prêmio Goya, que é o Oscar espanhol, e foi um tremendo sucesso de bilheteria. Os personagens do filme são extremamente cativantes e bem desenhados, de uma forma caricaturesca que foge do realismo e dá um certo charme ao filme.

 

TADEOMUMIA

 

Eu gostaria de dar um destaque especial ao personagem do vendedor (não consigo lembrar o nome dele), que acompanha Tadeo e Sara e está sempre tentando vender alguma coisa para todo mundo. Ele segue o estereótipo de vendedor trambiqueiro  à risca e é muito engraçado. Além disso, ele está sempre assistindo As Paixões de Esmeralda, sua novela favorita. Outro personagem digno de destaque é a múmia, que é simplesmente diferente de tudo que você poderia imaginar. E, se eu falar mais do que isso, posso acabar estragando alguma surpresa do filme.

 

TADEOFINAL

 

O filme fez tanto sucesso que, além dos dois curtas produzidos antes dele, Enrique Gato dirige um seriado chamado “Descobrindo com Tadeo”. Não consegui encontrar muita informação a respeito do projeto, mas dele deve estrear na Espanha ainda em 2013.

 

Perfil Bruno

Bruno Machado

As Aventuras de Tadeo, vale a pena conferir.
A favor dos nerds e contra a tirania dos kibes.
Facebook

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você