As expectativas para o novo Avatar não são pequenas. Mais de uma década após o lançamento do primeiro filme da franquia, a Disney anunciou que fará novos filmes sobre os nativos de Pandora, a começar por Avatar 2. Muitos apontam que o primeiro novo lançamento pode concertar alguns dos problemas que a Disney tem com filmes do gênero Sci-Fi, que até hoje não emplacaram sucesso. Avatar 2 chegará aos cinemas em dezembro de 2022, após uma série de atrasos sofridos pela produção. Após a compra da 20th Century Fox pela Disney, o filme chegará através do estúdio.

O primeiro Avatar foi a maior bilheteria dos cinemas até 2019, quando foi destronado pelo lançamento da Marvel de Vingadores: Ultimato. Em termos de filmes que realmente vieram dos estúdios Disney e não de suas empresas afluentes, como a Marvel e a Pixar, ainda não foi possível ter uma franquia de filmes de sucesso. Uma Dobra no Tempo e O Quebra Nozes até tentaram ganhar espaço, mas não emplacaram. Em 2012, a Casa do Mickey tentou sucesso com Tron, que até teve dois filmes lançados, mas também sem grandes números. A chegada de John Carter no mesmo ano foi mais uma prova de que a dificuldade em conseguir um filme de Sci-Fi de sucesso é enorme para o estúdio.

O motivo

Muitos fatores poderiam explicar as falhas, incluindo problemas individuais em cada produção. Mas ao que parece, a Disney encontra muita relutância em abraçar o gênero, ao mesmo tempo que quer aproveitar seu poderio no cinema para emplacar. O resultado são filmes com muito potencial, mas que ao final não chegam a lugar nenhum. Sabemos que os filmes poderiam ir muito mais afundo que realmente foram, oferecendo produções de Sci-Fi realmente inteligentes. A expectativa para Avatar é grande e o fato do filme ser lançado em dezembro, mês tradicionalmente destinado a Star Wars, mostra o quanto o estúdio está ansioso.

Avatar 2 tem previsão de chegar aos cinemas em 2022.