Você sabe o que é a Aurora Boreal e as Erupções Solares?

-por , em 08/05 -
Você sabe o que é a Aurora Boreal e as Erupções Solares?

Aposto que você tem visto muitas notícias sobre Auroras Boreais ou Erupções Solares, e realmente tem-se falado muito nelas! As imagens são lindas, os vídeos no Youtube são maravilhosos, mas você realmente sabe do que se tratam todos esses fenômenos?

 

 

O blog americano Geeks are Sexy postou hoje um vídeo super bem humorado sobre as explicações que as pessoas são capazes de inventar sobre esses fenômenos, eu sei, eu sei, o vídeo está em inglês e não tem legenda… Mas se você prestar atenção poderá perceber que as explicações são muito bizarras, fotons, neutrons, muitas invenções que vão além da nossa simples imaginação…

 

Para os que não entenderam, vai aqui uma pequenina explicação em português sobre os fenômenos… É de deixar qualquer um maravilhado. E não, os fenômenos não são invenções de livros e filmes de fantasias como muitos imaginam, eles realmente existem….

 

Aurora Boreal ~ A Aurora Polar é um fenômeno óptico composto de um brilho observado nos céus noturnos nas regiões polares, em decorrência do impacto de partículas de vento solar e a poeira espacial encontrada na Via Láctea com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre. Em latitudes do hemisfério norte, é conhecida como Aurora Boreal (nome batizado por Galileu Galilei em 1619 em referência à deusa romana Aurora e ao seu filho Bóreas, representante dos ventos do norte), ou Luzes do Norte (nome mais comum entre os escandinavos). Ocorre normalmente nas épocas de setembro a outubro e de março a abril. Em latitudes do hemisfério sul é conhecida como Aurora Austral, nome batizado por James Cook, uma referência direta ao fato de estar ao sul. O fenômeno não é exclusivo somente à Terra, sendo também observável em outros planetas do sistema solar como Jupiter, Saturno, Marte e Vênus. Da mesma maneira, o fenômeno não é exclusivo da natureza, sendo também reproduzível artificialmente através de explosões nucleares ou em um laboratório.

 

Erupções Solares ~ Erupções solares são explosões na superfície do Sol causadas por mudanças repentinas no seu campo magnético. A atividade na superfície solar pode causar altos níveis de radiação no espaço sideral. Esta radiação pode vir como partículas (plasma) ou radiação eletromagnética (luz). O Sol libera porções de energia eletromagnética quando uma gigantesca quantidade de energia armazenada em campos magnéticos, acima das manchas solares, explode, produzindo um forte pulso de radiação que abrange espectro eletromagnético, desde as ondas de rádio até os raios X e raios gama. Os gases emergem da superfície e são lançados na coroa solar, onde atingem temperaturas de mais de 1,5 milhão de graus centígrados, formando arcos chamados anéis coronais, enormes bolhas de gases ionizados com até 10 bilhões de toneladas. Depois, esfriam e voltam a se chocar com o Sol a uma velocidade próxima a 100 quilômetros por segundo. Existem três grandes categorias de erupções: erupções classe x: são importantes e grandes erupções que podem desencadear a suspensão de diversas atividades eletromagnéticas, suspender as transmissões das estações de rádio em todo o planeta e produzir tempestades de radiação de longa duração. Erupções classe m: são erupções de média intensidade que afetam as regiões dos pólos e rápidos bloqueios nas emissões radiofônicas. Erupções classe c: são pequenas erupções e não afetam o planeta.

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você