Já na segunda semana dos jogos da Copa do Mundo da FIFA, o Brasil está colhendo os frutos que vem plantando desde que soube que iria receber o maior evento do mundo, há sete anos. Embora haja muitas críticas, diversas empresas investiram em treinamento específico para este momento e são elas que fazem a diferença positiva na imagem do Brasil para o mundo. Alexandre Slivnik, especialista em atendimento ao cliente, diz que o Brasil têm pessoas preparadas para receber um evento desse porte e que os brasileiros deveriam sentir orgulho de ser sede de um campeonato que é paixão mundial. “Olha o tamanho de nossa responsabilidade em receber alguém do outro lado do mundo para conhecer o Brasil. Temos que recebê-los da melhor forma possível. Ainda dá tempo de passar uma imagem positiva de nosso país”, ressalta.

De acordo com ele, muitas empresas e profissionais vieram se aperfeiçoando, buscando a excelência durante os últimos anos. O foco, no entanto, não foi e não deve ser falar outros idiomas fluentemente, mas a forma na qual o profissional se expressa e tenta se comunicar. “Se o foco for a fluência no idioma, podemos esquecer do básico como as atitudes positivas e de vestir a camisa da empresa. Devemos ter o brilho dos olhos em receber os turistas. São os detalhes que diferenciam um atendimento excelente de um comum”, explica Alexandre.

Com 17 anos de experiência em RH e treinamento, Alexandre Slivnik ministra palestras sobre os temas atendimento, vendas e liderança. Sobre o atendimento, ele diz que o primeiro passo para uma empresa alcançar a excelência é ter colaboradores, ou clientes internos, engajados pela missão da empresa. “É muito importante que eles façam mais do que é solicitado. É preciso superar as expectativas. Isso faz de um profissional mais do que necessário, extraordinário”, diz Slivnik.

Para Alexandre, o profissional deve amar o que faz e sentir orgulho de sua colocação profissional. Dessa forma, o cliente externo será facilmente encantado pelo atendimento e poderá se tornar um verdadeiro fã. Os colaboradores dos parques da Disney, por exemplo, chamados de cast members, são realmente apaixonados pela missão que têm. Muitos ganham um salário mínimo, mas estão totalmente engajados para o trabalho. “É isso que a Disney faz com seus clientes, internos e externos: encanta, envolve, emociona”, conta Alexandre. E completa: “é a atitude positiva de um cast member que fará os visitantes terem uma experiência única nos parques e se tornarem verdadeiros fãs”.

Aos empresários que pensam que estão atrasados para o treinamento de sua equipe para a Copa do Mundo, Alexandre aconselha: “Ainda dá tempo! Surpreenda seus clientes, entenda suas necessidades, crie uma conexão emocional com eles. Faça com que seus clientes internos vistam a camisa da sua empresa e que eles superem as expectativas dos clientes externos. Não precisa investir muito, basta tentar prever os problemas e solucioná-los antes que aconteçam e, muito importante, é necessário ter sempre atitudes positivas”, finaliza.

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Alexandre Slivnik iniciou carreira aos 16 anos na ABTD – Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, onde tomou paixão pelo universo de treinamento e desenvolvimento. Neste período, formou-se em Educação Física pela Universidade Mackenzie, com ênfase em Qualidade de Vida Empresarial e aprendeu ainda mais sobre esta área desenvolvendo importantes projetos em treinamento. Tornou-se, anos mais tarde, diretor executivo da ABTD, responsável pelo setor de eventos que desenvolve o maior congresso de treinamento da América Latina, o CBTD. Autor do livro bestseller “O Poder da Atitude” (Editora Gente, 2012), e com 17 anos de experiência na área de RH e Treinamento; um dos maiores especialistas em excelência Disney no Brasil fez diversos treinamentos com o Disney Institute sobre os temas: Excelência em Liderança, Inovação e Criatividade, Qualidade em Serviços e Excelência em Negócios; Palestrante Internacional com experiência nos EUA, ÁFRICA e JAPÃO. Anualmente visita e estuda os bastidores dos Parques Temáticos da Disney, buscando sempre atualização sobre o Mundo Disney de Excelência. Sua trajetória não parava por aí. Já com muita experiência e dedicação, fundou o Instituto de Desenvolvimento Profissional (IDEPRO) e por ele passou a ministrar palestras nas áreas de Recursos Humanos e Treinamento e pôde colocar em prática o aperfeiçoamento de sua maior paixão- A Filosofia de Excelência Disney. Encantado com o modelo de gestão da maior empresa de entretenimento do mundo, Alexandre passou a estudar incisivamente o complexo. Em Julho de 2012 lançou pela Editora Gente o livro “O Poder da Atitude”, onde relata como empresas com profissionais extraordinários encantam e transformam clientes em fãs. O prefácio foi escrito pelo grande autor Roberto Shinyashiki. A obra atingiu logo na semana de lançamento as principais listas de livros mais vendidos (VEJA, Folha de São Paulo, EPOCA, Valor Econômico, etc.) e já está na quinta edição. Suas palestras motivam e encantam plateias em todo o Brasil, principalmente por fazer tudo isso com paixão e contar histórias engraçadas e emocionantes da sua vida na Disney, sempre fazendo conexão com o contexto empresarial. Tem como missão desenvolver e inspirar pessoas através de exemplos, desenvolvendo sempre um trabalho de excelência.

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