Assunto Sério: Hipotireoidismo!

Assunto Sério: Hipotireoidismo!

Salve Salve galerinha otaku desse meu país (em crise, quebrado e que dá dó) chamado Brasil. Hoje não venho com posts sobre animes, games ou outras notícias do mundo Geek/Nerd: hoje vamos falar sobre saúde. Então se liguem no texto abaixo para vocês aprenderem um pouco mais sobre o que é o hipotireoidismo. Simbora que hoje é dia de utilidade pública (rs). Bem galera, primeiro venho me desculpa sobre minha ausência. Estava passando por uma transição de um trabalho para outro enquanto trabalhava nos dois.  Mas hoje estou de volta e virei com várias surpresas por aí.

Durante esse tempo em que fiquei sumido aqui do CN comecei a reparar algumas coisas estranhas em mim: cansaço extremo, sono absurdo enquanto eu dormia bem, falta de apetite, irritabilidade, e outras coisas mais. Como todo homem que se preze (não façam nunca isso), passei meses sem ir ao médico achando que somente era estresse por conta da minha rotina, até que em um belo dia me senti realmente mal e fui ao médico. Consulta, conversa e solicitação de exames. Fiz tudo e, uma semana depois no retorno à consulta, descobri onde estava o problema: minha tireoide.

Vamos à alguns fatos:

O que é a tireoide: Tireoide é uma glândula que está localizada em nosso pescoço (todos nós temos) que regula a produção dos hormônios T3 e T4 (ambos vão para a circulação sanguínea e agem em diversas células do nosso organismo regulando o consumo de lipídios (gordura), carboidratos (açúcares) e estimulando a fabricação de proteínas e controlam como cada célula do corpo gasta energia, o chamado metabolismo).

hipotireoidismo

Tá Vinny, e o que com isso?

Bem, descobri nessa consulta que tenho uma condição médica chamada Hipotireoidismo, que é quando a tireoide para ou não produz hormônios suficientes para o corpo. O hipotireoidismo acarreta depressão, desaceleração dos batimentos cardíacos, intestino preso, menstruação irregular, diminuição da memória, cansaço excessivo, dores musculares, sonolência excessiva, pele seca, queda de cabelo, ganho de peso e aumento do colesterol no sangue.

Caso não seja tratado o hipotireoidismo pode causar até mesmo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares como aterosclerose, infarto e insuficiência cardíaca.

Tratamento: (retirado do site Minha Vida)

O tratamento padrão para o hipotireoidismo envolve o uso diário de uma versão sintética do hormônio tetraiodotironina (T4): a levotiroxina. Esta medicação oral restaura os níveis hormonais adequados, revertendo os sinais e sintomas de hipotireoidismo.

Os primeiros resultados do tratamento costumam aparecer de uma a duas semanas após o seu início. Essa medicação também reduz gradualmente os níveis de colesterol e ajuda a reverter, também, um eventual ganho de peso do paciente provocado pelo hipotireoidismo.

No entanto, para determinar a dose exata de levotiroxina, o médico geralmente verifica o nível de TSH após dois a três meses.

tireoide

Outros pontos:

Normalmente quem possui hipotireoidismo têm o colesterol alto, assim obrigando a pessoa a fazer uma dieta, onde se é cortada muita coisa do cardápio (no meu caso pães, massas, frituras, refrigerantes, linguiças, embutidos, hambúrgueres, entre outras coisas). Ou seja, durante o tratamento provavelmente a pessoa não poderá fazer aquele cardápio Geek Night ou o famoso X-AVC. Carnes grelhadas e cozidas são preferências nessa nova dieta (aquele churrasquinho sem gordura vale). Outro fato é que, no início do tratamento com a medicação, dor de estômago, enjoos e pele avermelhada são comuns.

Hipotireoidismo

Hipotireoidismo tem tratamento e, uma vez controlada, a pessoa pode ter a vida rolando normalmente de novo. Pode não parecer, mas essa doença não brinca, assim como nenhuma outra, então vamos nos cuidar para não sofrermos assim como estou.

See Ya Space Cowboys!

Vinny Romanelli
por

Vinny Romanelli

Viciado em games, animes e action figures (NÃO-SÃO-BONECOS). Esse carioca da gema leva o Japão no coração. Quase um gibi ambulante, futuro marketeiro e chato quando chamam animes e mangás de "desenhos para crianças". See ya Space Cowboys!!!

Recomendamos para você