Hoje o assunto é: Baixistas!

Hoje o assunto é: Baixistas!

Como prometido no post de ontem, hoje falaremos sobre baixistas!Para “geral” o baixista quase num aparece, é um total coadjuvante e às vezes o confundem como o outro guitarrista da banda. (Quem faz isso são os mais leigos mesmo). No geral, o baixo, junto com a bateria, dita o ritmo da música e dá corpo a ela. A lista de hoje é baixistas que conseguiram, com muito talento, feeling e técnica, ter uma posição de destaque no mundo da música.


Junto com a bateira, o baixo é um dos instrumentos que mais tem uma “áurea” de mistério em torno de si e do instrumentista. Muito por conta das diversas técnicas utilizadas, dos diversos modelos e designs e lógico, por conta de seus sons característicos.

 

Victor Wooten

 

Embora sua carreira em uma banda “mainstram” tenha se resumido ao Flecktones, Mr Wooten obteve destaque de fato em sua carreiro solo. Seu álbum “A show of Hands” é uma verdadeira aula de grooves e de frases belíssimas. Da lista, o que faz o som mais “grooveado”.

 

 

Marcus Miller

 

Marcus Miller é a personificação da música instrumental nova – iorquina. Uma certa frieza, muita técnica e aquela cara de bêbado constante. (KKKKKKKKK).  Já tocou com mestres com Miles Davis (nesse caso não um mestre e sim DEUS) e David Sanborn (esse é mestre mesmo). Em determinado momento, alguns o acusaram de imitar Jaco pastorius, porém ao longo de sua carreira, desenvolveu técnicas e sua própria maneira de tocar.

 

 

Flea

 

Ele é baixista de uma das maiores bandas do universo,  e de certa forma se tornou uma espécie de embaixador do instrumento pelo mundo. Flea chegou nessa posição colocando seu baixo como carro – chefe de 90% das músicas do Red Hot. Junte isso ao fato dele ser um maluco de pedra dentro e fora do palco…

 

 

Jaco Pastorius

 

Não posso dar uma de imparcial: Jaco Pastorius é o maior baixista da história. Não é o que mais gosto, mas devo concordar que o que esse cara fez para música e para o baixo é incrível. Tocou, de forma maravilhosa, com Pat Metheny( Guitarrista) e depois partiu para sua carreira solo. Criou a big band Word ofMouth e gravou um disco homônimo que é um clássico.

 

 

BillySheehan

 

Depois da babação em torno de Jaco, vamos ao meu baixista favorito.

 

 

Considero Billy Sheehan o cara que conciliou da melhor maneira técnica, feeling e principalmente, peso. Sua  fase com Mr.Big e Tony Macalpine são brilhantes. E junto com o genial Paul Gilbert, dá nisso. Perfeito.

 

 

(Bônus) Felipe Andreoli

 

 

Alguém deve ter se perguntado: “Num tem brasileiro não?”. Lógico que tem. Tem tantos bons que tinha que fazer outra lista só para brasileiros. Mas tem um que é fora de série. Felipe Andreoli tem sua marca em alguns dos principais projetos recentes na cena rock/ metal brasileira, seja tocando, seja como produtor. Começou a ter destaque na excelente Karma,foi para o Angra e aí despontou. Criou técnicas, aperfeiçoou a técnica de pizzicato (onde se utiliza três dedos). Tocou em dois projetos instrumentais magníficos: Freakeys, capitaneado pelo já postado Aquiles Priester, e ainda hoje, no Kiko Loureiro Trio. Alias, no ultimo, na minha opinião, ele tem mais destaque do que seu líder. Tocou também no Almah e no Bittercount Project. Belíssima carreira.

 

 

Acredito que para muita gente, esse post vai servir para observar com mais carinho pros baixistas de suas bandas favoritas, e tomara, para alguém se interessar a aprender a tocar esse belíssimo instrumento. Um ponto positivo no baixo é que ele é usado em praticamente todos os estilos de música, então tem vez para todo mundo. Espero que tenham gostado e já sabem: Dúvida,sugestão,crítica só mandar um email para contato@coxinhanerd.com.br  e eu respondo!

 

Perfil Jefferson

Jefferson Montenegro

Tentei apender algum instrumento de corda. Não dá. Sou ignorante demais para isso. Ai toco bateria.
Facebook | Twitter

Jefferson Montenegro
por

Jefferson Montenegro

Orgulhoso de ser barbudo,flamenguista e baterista. Louco para voltar a morar na Lapa, adoro escrever! E contar histórias! Depois dê uma passeada pelo site e uma passadinha no "sobre nós", lá você encontrará meus outros textos e participações aqui na Coxinha Nerd! Bom divertimento!

Recomendamos para você