As faces do Doctor!

As faces do Doctor!

Olá pessoas! Antes de se fazer posts mais elaborados sobre o nosso querido Doctor, por que não fazer um “remember” e pensar mais sobre quem ele é? E quem é o Doctor?! Como os Whovians de plantão já estão cansados de saber, ele é um alien humanoide, com dois corações, que é capaz de viajar no Tempo e no Espaço. Continue lendo…

Com a sua nave chamada TARDIS (Time and Relative Dimension in Space, em português Tempo e Dimensão Relativas no Espaço), ele viaja para reparar possíveis problemas no espaço e principalmente no planeta Terra. Vindo de um planeta já extinto, Gallifrey também é o último e único de sua espécie, os Time Lord (Senhores do Tempo).

Sendo um Time Lord, ele possui a capacidade de se regenerar, conceito que introduziram na série clássica com o intuito de faze-la durar bastante (e conseguiram, afinal, já são 50 anos). Este conceito dizia que o Doctor poderia se regenerar 12 vezes, ou seja, teria 13 encarnações (detalhe que talvez seja contornado, já que, infelizmente, já estamos indo para a 12ª encarnação) tirando assim, quase que totalmente, a possibilidade de morte.

Mas o que existe de interessante nessa informação?! O interessante é que não acontece uma simples mudança de feições, estrutura corpórea e vestimenta. Não! A história é a mesma… As memórias, também… Mas, a cada feição nova que o Doctor assume, mudam-se os instintos, muda-se a personalidade. É muito engraçado observar o período de adaptação entre uma regeneração e outra, misturas de personalidade, muita bagunça e o jeito wibbly wobbly wimey timey Doctor de ser. E quais são essas faces do Doctor?

Doctor-1

O 1º Doctor, interpretado por William Hartnell (1963-66), era rabugento e muito hostil com os seus companions. De pavio curto e cabeça dura, aos poucos foi amolecendo, e passou a compreender mais seus companheiros, mesmo que, às vezes, usasse de sarcasmo perante aos erros dos demais. Teve como sua companheira principal, sua neta, Susan Foreman.

Patrick

O 2º Doctor, interpretado por Patrick Troughton (1966-69), já tinha uma personalidade completamente diferente de sua 1ª regeneração. Sempre muito engraçado e atrapalhado, escondia sua imensa destreza em lidar com os problemas, atrás de sua bagunça. Era impiedoso com seus inimigos, e levava consigo uma flauta, além de um diário de aventuras. Seu principal companheiro dessa regeneração foi Jamie McCrimmon, escocês e fiel escudeiro no século XIX.

Doctor-3

Já o 3º Doctor, teve como seu intérprete Jon Pertwee (1970-74), foi a encarnação mais polida, completamente contrária à sua encarnação anterior. Passou um bom tempo exilado na Terra, e usou esse tempo para desfrutar de sua mente brilhante e investiu em invenções. De início, teve Liz Shaw como sua assistente, depois, se aventurou com a sua companheira mais querida, Jo Grant e por fim, teve também a companhia de Sarah Jane Smith.

Doctor-4

O 4º Doctor, Tom Baker (1974-81), tinha uma personalidade jovial, bem mais do que seus predecessores. Era excêntrico, bem humorado e engraçado. Prezava intensamente pela paz, mas conseguia ficar violento, quando era necessário.  Era visto constantemente com seu cachecol e teve como companheiras, Sarah Jane Smith, Leela e uma Time Lady Romana.

Doctor-5

Peter Davison (1981-84) foi quem interpretou o 5º Doctor. Tendo uma regeneração difícil, que quase falhou, ele se revelou com uma das encarnações mais vulneráveis, tratava de suas companheiras como um time, e não como simples ajudantes. Não gostava de violência e procurava usar a comunicação para resolver os problemas, não gostava de usar de sua experiência para liderar. E teve 3 companheiras, Adric, Tegan e Nyssa.

Doctor-6

O sexto Doctor foi Colin Baker (1984-86), que, contrastando com sua encarnação anterior, era arrogante e possuía um imenso ego, mas também era muito emotivo, sempre buscando salvar todos que estivessem em seu alcance. Era capaz de matar, coisa que não era comum a seus antecessores, e passou a maior parte de suas viagens, com uma companheira só.

Doctor-7

Syvester McCoy (1987-89/1996) foi nosso 7º Doctor, era muito bom em estratégia. Era mais alegre e despreocupado, no início, mas foi assumindo uma personalidade mais rígida com o tempo. Se importava muito com seus companheiros de viagem, assumindo uma figura paternal para suas companheiras.

Doctor-8

O mais sensível e romântico Doctor, Paul McGann (1996) dá vida à 8ª regeneração. Ele era profundo admirador dos humanos, e pode-se dizer, de todas as formas de vida. Se envolveu na última Time War com os Daleks e os motivos de sua morte/regeneração são desconhecidas.

Doctor-9

Nosso 9º Doctor, Christopher Eccleston (2005), ficou com sequelas emocionais deixadas pela sua encarnação anterior por causa da guerra, fazendo-o sentir culpa por destruir as duas raças envolvidas nela. Por conta disso, desenvolveu uma nova e grande admiração pelo Universo e despertou nele também uma grande curiosidade pela humanidade. Teve que regenerar ao ter que absorver a energia do vórtex do tempo de sua companheira, Rose Tyler, com quem desenvolveu uma grande ligação.

Doctor-10

David Tennant (2005-10), nosso 10º Doctor, foi uma encarnação extremamente carismática. Se apaixonou completamente por sua companheira, Rose Tyler, e reviveu algumas manias de sua 5ª encarnação. Teve como companheiras, além de Rose Tyler, Martha Jones e Donna Noble, com quem era extramente amoroso.

Doctor-11

Matt Smith (2010-13), o nosso querido e mais fofo Doctor, é a 11º regeneração. Otimista, excêntrico e bem humorado, tem uma forma bem peculiar. Para ele barretes e gravatas borboletas são legais. Ele possuiu dois lados muito conflitantes entre si, ora ele age como uma criança e ora como um ser que carrega toda dor do Universo. Logo depois da regeneração, conhece a pequena Amelia Pond que vira sua companheira depois de 14 anos, juntamente com seu marido Rory Williams, e depois, tem como companheira, a garota impossível Clara Oswald. Nessa regeneração, vive um romance intenso (e turbulento) com River Song, com quem vive se encontrando fora da ordem temporal.

E 2014 vem com a promessa de um novo Doctor, se vai ser O Doctor ou A Doctor, ainda não se sabe, a única coisa que se sabe é que não se pode descartar nenhuma possibilidade. Então, a única saída é aguardar as cenas do próximo capítulo e ver, qual será o próximo Doctor, a próxima personalidade, o próximo jeito… Jeito Wibbly Wobbly Timey Wimey Time Lord de ser.

Você vai gostar também de:

gadgets sustentaveis playlist doctor who daft punk bonecos

 

Natalia Cordeiro
por

Natalia Cordeiro

Sou Whovian por opção, tenho Letras por formação e escrevo por paixão. Apaixonada pelo o azul e o non-sense (entende-se então TARDIS e Alice no país das maravilhas) e por corujas em geral. Quero mostrar um pouco do meu país das maravilhas através de seriados, filmes, livros e músicas, e por vezes, tento me aventurar e tenho grande paixão por poesia!

Recomendamos para você