A areia mágica da SEGA!

-por , em 23/09 -
A areia mágica da SEGA!

Jogos que apresentam mecânicas ao estilo Sandbox, como os jogos Minecraft, Terraria, GTA e Sim City, entre outros, sempre fizeram um grande sucesso. Isso devido à liberdade de criação e ação tanto quanto as novas possibilidades que abrem aos seus jogadores. Mas nunca se imaginou que esse estilo pudesse sair do mundo virtual para se tornar fisicamente realidade. Isso até agora! E sobre esta possibildade tão interessante que vou falar para vocês hoje!

A SEGA anunciou, recentemente, um projeto que está sendo lançado e que, mais uma vez, une tecnologia à criatividade. Desta vez, os japoneses estão construindo uma máquina arcade, chamada “E~Deru Sunaba – A surpreendente caixa de areia”, que trabalha com reconhecimento de ambiente e projeções de imagens. Nela existe, literalmente, uma caixa de areia modificada que, conforme é modelada, recebe projeções em sua superfície de praias, lagos, rios, grama, florestas e até mesmo de vida selvagem! Permitindo ao jogador criaramibentes diversos  como ilhas, cordilheiras, maquetes no formato de diferentes países ou o que vier a mente. O foco do brinquedo está no público infantil e, o projeto todo em si, possui um teor educativo, pois estimula a criatividade da criançada e é uma ótima ferramenta para o ensino geográfico, como o de topografia, por exemplo.

A empresa explica que a areia é muito macia, facilmente moldável e não aderente a superfícies como a pele (um alivio para mães e professores que não vão ter que se preocupar com uma mini praia em volta da maquina ao final do dia). Quando a areia é moldada dentro do arcade, sensores identificam diferenças de altura nos montinhos e às interpretam para formar imagens por cima. Isso significa que a máquina vem calibrada para reconhecer uma certa altura como padrão. Quando um sulco é cavado na areia, a maquina entende que essa altura mais baixa é referente à água e projeta imagens azuis e vida aquática no buraco feito. Da mesma forma, quando um montinho é construído, ela interpreta aquela região mais alta como sendo uma montanha e gera imagens de pedras ou plantas por cima. É muito interessante ver como as imagens são bem detalhadas e quão grande é o nível de interatividade que o arcade apresenta.

Ainda, é possível ir além com a brincadeira, pois existem dois diferentes modos de projeção. O primeiro é “Suna Asobi”, um modo de jogo que passa por todas as estações, modificando as cores e as animações do terreno criado de acordo com a época simulada. O outro, “Dekirukana”, é um modo free-play onde você monta seus mundos da forma como preferir e até mesmo molda alguns objetos de acordo com o tema escolhido, para que sejam reconhecidos e permitam a interatividade. Em ambos os modos, as formas de vida criadas podem interagir com o jogador.

Infelizmente, ainda não há informações de preço, mas a SEGA já avisou que não tem pretensões de lançar o arcade em outros países. É… Parece que os olhinhos puxados levaram a vantagem de novo e o jeito para quem mora aqui é brincar com aquela Moonsand pintada com guache mesmo. Invejinha 🙁

Mas, diz ai, o que você achou da ideia? Imagina alguma outra maneira de aplicar essa tecnologia? Deixe seu comentário, eu vou adorar saber! Mas por hora, é aqui que me despeço, só que, claro, não sem antes deixar o vídeo promocional que foi lançado no Youtube para você dar uma olhadinha… Porque ver a ação é incrível!!!

Beijinhos e até a próxima!

Larissa Fogo
por

Larissa Fogo

Otaku e gamer assumida, é uma garota que ama o Japão e tudo referente ao assunto. Joga FPS e lê romances e aventuras. Também é uma futura química (não, não peçam para "cozinhar", porque se bobear, inventa um jeito de queimar até a água). Idolatra a Lara Croft. É uma nerd de todo coração!

Recomendamos para você