Tá calor? Aprenda a fazer um ar condicionado caseiro!

-por , em 15/01 -
Tá calor? Aprenda a fazer um ar condicionado caseiro!

O que é encontrar um post desses no período mais quente da vida? O pessoal do Macaco Velho postou uma curiosidade que está mais para utilidade pública do que qualquer outra coisa. Vamos aprender com eles a preparar um ar condicionado caseiro, que garante não puxar tanto a sua energia quanto aqueles que compramos por zilhões durante o verão nas lojas. Aprenda a fazer, depois me conte o que achou, ok?

Claro que este “ar condicionado” não gela sua casa inteira e seu tempo útil trabalhando efetivamente com vento gelado não é tão grande assim – não, não é infinito mesmo. Mas o bom é que podemos utilizá-lo somente nos dias mais complicados mesmo, porque tem horas que nem o ar condicionado tradicional dá vazão, imagina tudo junto? Meu Deus, fico até nervosa querendo um desse aqui também!

ar condicionado calor

Compre um recipiente grande de plástico. Não pode ser muito grande, algo em torno de 10 litros está ótimo. Isopores também servem e são até melhores, mas tome cuidado ao fazer os recortes que iremos mostrar nas etapas seguintes.

verao

Compre uma junção igual a essa, de PVC. O tamanho certo é o de 2,5 polegadas.

calor

Compre um ventilador como esse. Ventiladores de mesa são muito grandes para esse propósito, você teria que fazer um corte muito grande e o ar frio se perderia. O ideal é um fan mesmo, daqueles de painel de carro por exemplo.

ar condicionado

Faça os cortes como na figura. Utilize uma boca tesoura ou faca. Se errar no corte, compre uma silver tape e vede bem.

5. Antes de ligar, compre gelo e encha o recipiente.

6. Agora é só ligar o ventilador e ser feliz.

Lembrando, meu povo, que este ar condicionado mega improvisado não irá refrescar sua casa inteira, ok? Algumas pessoas, no post original, comentaram que talvez fosse mais efetivo se o ar condicionado fosse feito em caixa de isopor por causa da velocidade que o gelo anda derretendo neste calor insuportável do Brasil, eu não sei, mas sei que achei a ideia ótima, barata e que não custa a tentativa, correto?

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você