Eu tenho dois cachorros em casa, a Leia e o Luke, e ambos ficam na varanda, não chove por lá, mas bate um vento gelado que nem eu aguento ficar muito tempo de bobeira. Eu sei que vai ter gente dizendo que aqui no Brasil nós não temos inverno de verdade, mas, acredite, para nossos pequeninos companheiros de estimação, qualquer brisa mais geladinha já faz mal. Você sabe como cuidar bem do seu amiguinho? Temos que contar a com a sorte e o nosso próprio bom senso nesses casos, já que, infelizmente, eles não conseguem nos pedir um casaquinho. Mas com cuidado, atenção e muito jeitinho, conseguimos aquecê-los e protegê-los da melhor forma possível.

Roupinhas: O Luke é muito peludo e a Leia é a típica vira lata com pelo batidinho. Ele não sente frio por nada no mundo, mas ela se treme toda. Por isso, você precisa saber e aceitar que nem todo cãozinho precisa de roupinhas para se aquecer. Outro fator importante é o local em que vivem, como meus cachorros já ficam em local externo o tempo inteiro, eles não se importam quando esfria um pouco, na maioria das vezes. Agora, se o seu cãozinho fica sempre dentro de casa, tome mais cuidado ao levá-lo para passear nessa época do ano. Esteja preparado para não fazê-lo sofrer com um simples passeio, ok?

Cuidados com a saúde: Claro que não podemos contar com o fator sorte nessas situações, nossos pets são preciosos demais! Por isso, é sempre bom tomar cuidado antes mesmo do inverno chegar. Cheque se as vacinas do seu animalzinho estão em dia, tem a anti-gripal, a anti-rábica, a múltipla e a giárdia. Não deixe de verificar também se ele está sofrendo algum tipo de choque de temperatura. Como? Depois do banho, por exemplo, tente utilizar shampoos a seco nesta época, são sprays em sua maioria. Caso não tenha como mesmo, dê banho com água em temperatura ambiente e depois seque-os com secador. Eles agradecerão!

Bebês e idosos são especiais: Cães idosos e nenéns já exigem maior atenção dos seus donos e no inverno não é diferente. Os cães idosos podem sofrer de artrose por causa da mudança de temperatura e os mais novinhos não podem ficar em locais frios porque ainda não sabem equilibrar a temperatura corporal. De qualquer forma, nesses casos, é sempre bom consultar seu veterinário, ele vai poder lhe indicar suplementos e vitaminas para evitar todos os problemas.

Doenças e incômodos: Mudança de temperatura não significa mudança de personalidade. Se o seu cãozinho está amuado, mais triste, só porque mudou a estação, procure imediatamente seu veterinário, ele pode estar te mostrando que não está nada bem. Não faça auto-medicação em seu pet, ele também pode ter reações bem ruins dependendo do que for dosado. Fique alerta também para as tosses, nem toda tosse significa problema, mas é sempre bom dar um confere na temperatura dele, encostando no nariz.

Compartilhe: