Aprenda a fazer um Minhocário!

-por , em 29/11 -
Estava visitando o site Mais com Menos e achei uma matéria que considero muito interessante, principalmente nesta fase em que todos estão super engajados com sustentabilidade, futuro do planeta Terra e harmonia com o meio ambiente. Há quem considere um minhocário besteira, mas ajuda e muito aos curiosos que possuem pequenas plantações. Veja só como se faz um gastando bem pouquinho do seu tempo e principalmente do seu dinheiro:
 
Segue abaixo três dicas para que você monte seu próprio minhocário, para completar a idéia dos minhocários, compre algumas minhocas em casas de pesca ou húmus de boa qualidade.
Minhocário usando caixas em polionda
 
As caixas de polionda são uma boa opção para orçamentos restritos. É possível encontrar em papelarias e lojas de artigos de escritórios. Da mesma forma que as caixas dos modelos comuns, duas caixas devem ser furadas no fundo. O detalhe desse tipo de caixa é que a tampa da de baixo apoia a caixa de cima. Assim, os furos da caixa de cima precisam corresponder às aberturas da caixa de baixo. Para facilitar e garantir um maior suporte para a caixa de cima depois de cheia, o ideal é que se corte a tampa da caixa de baixo em quatro quadrados, como uma janela sem vidros. Os buracos (com cerca de 5mm) da caixa de cima precisam corresponder às aberturas da caixa de baixo. A tampa de cima recebe furinhos pequenos para ajudar na aeração. Nesse modelo é imprescindível que a última caixa seja vedada. O ideal é usar essas massas plásticas automotivas nos quatro cantos da caixa. Como a caixa de polionda é aberta nas laterais, sem a vedação o chorume vai acabar vazando.
 
Minhocário usando gaveteiro de chão
 
Outra opção barata é usar um gaveteiro de chão escuro (como o da imagem) seguindo o mesmo sistema das três caixas. O modelo é prático e fácil de manusear. Basta furar as duas primeiras caixas com uma broca de 5mm (um furo a cada três centímetros) deixando uma borda de três centímetros em toda a volta. De forma opcional, pode-se colocar uma torneirinha na última caixa para coleta do chorume. Mas cuidado ao furar! Esse tipo de plástico costuma quebrar com facilidade. Apoie o fundo num pedaço de madeira antes de furar.
Minhocário em gaveteiro de mesa
 
Pouco espaço disponível? Fazer um minhocário em gaveteiro de mesa pode ser a solução. O ideal é que o material seja em cor escura. Mas se isso não for possível, pinte as caixas por fora usando um esmalte a base de água (atenção: não precisa pintar o fundo). Agora basta seguir o mesmo processo do modelo do chão, só que sem a torneirinha. Siga o mesmo cuidado ao furar.
E então? Gostou das dicas? Se você tem oportunidade de montar seu próprio minhocário, não perca seu tempo, faça e melhore todas as suas terras, sejam elas em vasos ou no chão! Suas plantinhas agradecerão seu cuidado…
Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você