Se estás tenso, nada melhor do que uma deliciosa auto massagem. Alguns movimentos podem ser feitos em qualquer lugar, até em ambiente de trabalho… Mas nada melhor do que relaxar em um ambiente silencioso (ou apenas com uma musiquinha de fundo bem tranquila), com velas aromáticas ou incenso do seu gosto… #FicaDica ~ Antes de mais nada, vamos a uma pequenina explicação que li e gostei muito no site da UOL.

 

A técnica de auto massagem consiste na acupuntura por pressão e melhora a saúde. Ao chegar em casa, depois de um dia inteiro trabalhando de pé ou sentado, repetindo o mesmo movimento, nada mais merecido que uma boa massagem. Mas não é sempre que podemos contar com alguém que esteja disposto a fazê-la. Então a solução está na auto massagem.

 

De acordo com o massoterapeuta Kiyoshi Nagoaka, o do-in é a técnica da compressão, ou seja, acupuntura com pressão. E o especialista garante: “O do-in melhora até casos de tireoide, diabetes e problemas estomacais”. Mas alerta: “Cada caso é um caso e precisa de acompanhamento profissional”. E além disso, Nagaoka deixa bem claro que a técnica melhora, mas não cura.

 

A auto massagem pode ser feita em qualquer horário e não precisa de nenhum creme ou óleo para massagear. A vantagem é que o do-in tem efeito imediato. Confira a seguir algumas técnicas de auto massagem para fazer em casa e relaxar. A série inclui alguns alongamentos específicos para criar resistência e poder aguentar um dia inteiro de trabalho.

 

Auto massagem para aliviar a dor

 

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Para aliviar a dor nas mãos ~ Pressione o polegar esquerdo sobre a mão direita na região entre o dedo indicador e o polegar. Pressione e friccione, repita este movimento até a dor passar. Repita o processo na outra mão.

 

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Para aliviar a dor nos braços ~ Pressione com a mão esquerda sobre a região peitoral. Pressione e pare, repetidamente por 10 a 15 minutos. Repita do outro lado.

 

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Para Katakori ~ Leve o braço direito para trás e, com a mão esquerda, segure o ombro direito e puxe para frente. Faça o movimento repetidas vezes.

 

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Para aliviar a dor lombar ~ Sentada, com a mão esquerda, pressione a região lateral da palma do pé esquerdo. Pressione e friccione até que a dor passe.

 

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Para aliviar a dor no quadril ~ Também sentada, com a mão direita, pressione a região lateral interna do calcanhar esquerdo. Pressione e friccione até a dor passar.

 

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Para aliviar a dor no pescoço ~ Com a mão esquerda, puxe o pescoço para o lado esquerdo e, ao mesmo tempo, leve a cabeça para o lado oposto (para a direita). Sempre olhando para frente. Permaneça nessa posição até aliviar a dor.

 

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Para hipertensão ~ Pressione os quatro dedos na região lateral do pescoço e apenas apoie o polegar próximo à garganta. Pressione os quatro dedos na região lateral do pescoço e apenas apoie o polegar próximo à garganta.

 

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Para enxaqueca ~ Pressione com o polegar a região da mandíbula. Faça esse movimento até aliviar a dor.

 

Alongamento

 

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Sentada em cima das pernas, leve os braços para trás (segure o antebraço esquerdo com a mão direita). Sinta a musculatura da coxa, da panturrilha, da região peitoral e peito do pé se alongarem. Permaneça nessa posição durante dois minutos.

 

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Na mesma posição, mas com as pernas afastadas, sinta a musculatura interior das coxas se alongarem. Fique nessa posição também por dois minutos.

 

Para Relaxar

 

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Para relaxar os pés, fique sentada com os pés estendidos para frente. Apoie o tronco com as duas mãos para trás. Desça e suba os pés repetidamente. Faça o movimento quantas vezes você quiser.

 

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Esta encantadoras e úteis dicas foram publicadas no jornal Tudo Bem. Não são ótimas? Compartilhem com o máximo de pessoas que conhecer, pois no mundo atual, os movimentos no trabalho são extremamente repetitivos, ainda mais para quem trabalha com computadores (maioria das pessoas). A tensão ao final do dia é enorme e nosso corpo merece sim relaxar! Não acham? *_*