ANIMAIS FANTÁSTICOS | Nagini e a revelação de sua história de origem!

ENTENDA O ENREDO DA “COBRA NAGINI”: UMA MULHER QUE SE TRANSFORMA EM FERA!

O ultimo trailer de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald chegou cheio de revelações e detalhes magníficos que fizeram os fãs da Saga de Harry Potter surtarem de emoção: veja detalhes sobre o trailer no link a baixo.

http://www.coxinhanerd.com.br/animais-fantasticos-novas-teorias/

A revelação de que a personagem “Maledictus” interpretada pela atriz Claudia Kim, na realidade atende pelo nome “Nagini” já era teorizada pelos fãs desde sua primeira aparição.

Essa confirmação alegrou e confundiu boa parte dos fãs, já que a personagem em questão tem o mesmo nome da gigantesca cobra parceira de Lorde Voldemort durantes os eventos dos livros de Harry Potter. *Se calcularmos superficialmente, a cobra em questão teria mais de 80 anos durante a trama de HP.

Antes de conhecermos a Nagini/Mulher, devemos lembrar que as cobras já eram um tema predominante no enredo de Harry Potter: uma das primeiras vezes que vimos Harry realizar magia sem querer foi no zoológico que consta nos primeiros capítulos de “Pedra Filosofal” e, lá, Harry Potter chegou a interagir com um grande cobra nascida em cativeiro; ali Harry fez amizade com um animal dócil e com sonhos de visitar o Brasil que acabou liberto pelo mesmo, meio que por acaso. *vale lembrar que essa cobra em questão, não tem nada haver com Nagini, sendo, portanto um outro animal comum.

 

 

Como o símbolo da Sonserina é uma cobra, o animal passou a ser taxado como “mau” ao longo dos livros e muitas vezes representando um sinal de algo sinistro, afinal, o grande Basílisco na “Câmara Secreta” era um animal aterrorizante, criada por Salazar Sonserina, um dos fundadores de Hogwarts, com a intenção de assassinar nascidos trouxas, purificando assim a “Escola de Magia e Bruxaria”. A famosa “Marca Negra”, que era composta de um caveira com um cobra, era um sinal de que Lorde Voldemort ou seus servos estavam por perto realizando seus ataques; até mesmo os ancestrais de Voldemort, os Gaunts, tinham uma cobra pregada na porta deles como símbolo de ligação com o antepassado e co-fundador de Hogwarts: Salazar.

Com o dom da ofidioglosia, isto é, a capacidade de falar e entender cobras, Lorde Voldemort podia se comunicar com Nagini, sugerindo às vezes que poderia existir uma conexão telepática entre eles.

CURIOSIDADE 1: após sua derrota diante do bebê Harry Potter, Voldemort permaneceu anos e anos sobrevivendo de seus hospedeiros, Voldemort retornou para a Albânia onde sobrevivia através de hospedeiros repteis, sempre pulando de um para outro, pois seus corpos eram frágeis, ate que encontrou a gigantesca cobra Nagini, que suportou sua presença por anos. *o que agora faz total sentindo, já que descobrimos que Nagini na verdade era uma Maleditus: uma mulher que possui uma maldição de sangue que a condena a se tornar uma fera pela vida toda. Um bom exemplo disso foi o professor Quirinus Quirrell, que conhecemos no livro “Pedra Filosofal” onde o “Lorde das Trevas” vivia na parte de trás de sua cabeça e se mantinha vivo graças ao “Sangue de Unicórnio”; logo após sua nova derrota no primeiro livro, ele retornou para Albania e não se sabe muito bem como ele conseguiu aquele corpo pequeno e frágil, mas ele o mantinha através de uma ordenha realizada em Nagini. *mas detalhes a frente.

Esses anos de convivência criaram uma forte parceria, tanto que mesmo depois de possuir um corpo próprio, Voldemort a manteve com ele como uma fiel escudeira. *A parceria entre ambos: Nagini e “Lorde das Trevas” é tão palpável que ela acompanha Voldemord por todos os lados, mesmo muito antes de se tornar uma “Horcrux” oficialmente, quase como um braço direito do vilão, sempre pronta para ajudá-lo quando necessário.

É fato confirmado que sua transformação em “Horcrux” ocorreu em 1994 ao acaso durante a morte de Berta Jorkins, funcionaria do “Ministério da Magia” e responsável pelo: Departamento de Jogos e Desportos Mágicos.

 

 

CURIOSIDADE 2: o enredo de Berta se inicia quando ela vai passar as férias na Albânia onde encontrou Pedro Pettigrew, que na época já estava à disposição de Voldemort. *Não se sabe ao certo como “Rabicho” fez para que Bertha o acompanhasse ou talvez tenha capturada de alguma forma agressiva; é importante destacar que foi através dela que o “Lorde das Trevas” conseguiu as informações sobre o “Torneiro Tribruxo”; ao terminar sua sessão de perguntas, Berta já estava muito fraca, sendo incapaz de voltar a sua vida normal através das memórias apagadas, Lorde Voldemort a matou com a maldição: Avada Kedavra e sem querer, acabou subdividindo mais uma vez sua alma e criando um nova “Horcrux” em Nagini, que estava com ele como de costume.

 

 

A primeira aparição oficial da “Cobra Nagini” foi nos eventos primários do livro “Cálice de Fogo”: a gigantesca cobra, mais grossa que a coxa de um homem adulto, matou um “trouxa” idoso – Frank Bryce – dentro de uma casa muito antiga.

*Nagini normalmente se alimentava de suas vitimas, sendo assim, já podemos imaginar o destino do “trouxa” em questão, já que nenhum corpo foi encontrado.

 

 

Essa casa estava servindo de esconderijo para Lorde Voldemort enquanto o mesmo tentava recuperar suas forças e realizar planos de retorno ao poder. * casa essa de origem junto a sua família paterna, tendo como parte de seu jardim, um cemitério onde os restos mortais de seu pai estavam sepultados.

Nagini era tão próxima do Lorde das Trevas que aprendemos, mesmo que grotescamente, que a mesma era “ordenhada” para lhe render uma fonte de vida. *essa ordenha por muito tempo foi representada pela imagem abaixo, feita oficialmente pelos artistas conceituais do filme “Cálice de Fogo”: como se ela tivesse mamas e sabemos que cobra não tem mamas o que sempre me deixou confusa para com o animal.

 

 

o/ admito que nunca entendi essa ordenha muito bem, alguns fãs falam que ele bebia o leite dela, no entanto no site do Pottermore consta, em tradução livre, que a ordenha era de veneno, o que desmitifica a arte acima e faz cair por terra a ideia de ordenha de leite. *achei estranho essa colocação do site Pottermore já que a Warner cogitou usar uma cobra com mamas nos filmes, o que sugere realmente uma ordenha de leite, porém, o resultado da prótese da cobra não agradou J.K e acabou abandonado pelos produtores.

A relação entre a cobra Nagini e o Lorde das Trevas nunca foi de servidão, como um animal de estimação ou escravo: sempre se tratou de uma parceria. Voldemort tinha conversas sigilosas com a mesma, pois era ofidioglota e, algumas vezes, ria como as respostas da cobra, ou seja, ela o divertia com suas ponderações em retorno, o que na época me fazia acreditar que a mesma tinha uma inteligência quase humana, o que agora se revela real.

Se formos um pouco a frente no enredo de “Harry Potter e a Ordem da Fenix”, temos mais um momento importante da “Cobra Nagini” ao atacar Arthur Weasley dentro do Dep. De Ministérios junto ao prédio do Ministério da Magia Inglês.

 

 

A missão de Nagini era apenas de instigar Harry Potter, a sair de Hogwarts e assim deixá-lo sem a proteção da “Ordem”, permitindo assim, que ele retirasse a “profecia” das prateleiras do Dep. De Mistérios e proporcionando uma chance de Lorde Voldemort matar o menino; planos esses frustrados pela aparição de membros da “Ordem da Fênix” o que culminou em uma batalha épica entre o Lorde das Trevas e Alvo Dumbledore.

CURIOSIDADE 3: os ferimentos caudados por Nagini em Arthur Weasley foram tão graves e de uma veneno tão poderoso, que o mesmo permaneceu semana e semanas no Hospital St. Mungus ate que fosse completamente liberado: seu forte veneno não era conhecido e não permitia que os ferimentos de Arthur se cicatrizassem via magia, o que acabou por causar tumulto junto aos bruxos médicos, afinal, sem o animal para ser examinado ficava cada vez mais difícil de entender como o veneno agia. *ainda bem que ele sobreviveu uffa.

Aqui já era possível compreender que Nagini não era uma cobra normal.

 

 

Já no livro “Relíquias da Morte” logo de cara já vemos a “Cobra Nagini” receber como alimento a professora de Estudos dos Trouxas Charity Burbage após a mesma ter sofrido um longo e doloroso interrogatório sobre seus interesses voltados a igualdade de bruxos e trouxas.

Mais à frente da trama, acabamos vivenciando uma das cenas mais aterrorizantes do enredo de “Relíquias da Morte”, quando Hermione e Harry vão ao encontro de Bathilda Bagshot, apenas para descobrir que ela está morta há algum tempo, e a “Cobra Nagini” está se escondendo dentro de seu cadáver, esperando por eles… ate que a cobra sai e os ataca de forma brutal.

Segue a baixo arte conceitual oficial da Warner para o filme “Relíquias da Morte – Parte 1”. By “Livro das Criaturas de Harry Potter” Ed. 2. pg.186. Seção Nagini.

 

 

Mas tarde a mesma cobra foi responsável pela morte de Severo Snape, pois Voldemort achava que era ele quem impedia que a “varinha das varinhas” não funcionasse corretamente em suas mãos.

 

 

A essa altura da trama a “Cobra Nagini” já estava sendo protegida por um globo de proteção translucido, pois temia pela sua vida, afinal Nagini era a última “Horcrux” da alma de Voldemort. *ninguém sabia que Harry era também uma Horcrux, essa informação nos foi entregue através das memórias de Snape e em seguida durante o encontro pós-vida entre Harry e Alvo.

A “Cobra Nagini” foi a ultima Horcrux a ser destruída e sua morte foi através das mãos de Neville Longbottom em um ato de coragem após a “morte de Harry”, destruindo assim, a parte extra e final, da alma de Voldemort; se ele morresse após isso, nunca mais teria como retornar, o que acaba ocorrendo através das mãos de Harry Potter renascido mais uma vez dos mortos.

 

 

Com a conclusão da saga HP, nos fãs, pensávamos que nunca mais iríamos ver a “Cobra Nagini” novamente, no entanto com a expansão do “Universo Mágico” através dos filmes de Animais Fantásticos, a autora J.K Rowling nos presenteou nesse ano de 2018, com o trailer final de Animais Fantasticos: Os Crimes de Grindelwald, onde a personagem de Claudia Kim, apenas intitulada ate então como sendo uma “Maledictus”, passou a ser chamada de Nagini por Credence.

 

 

Mas o que é uma “Maledictus” realmente?

Segundo a descrição do site Pottermorer, Maledictus é o nome dado a uma maldição de sangue, passada de geração em geração, através da linhagem feminina; essa maldição provoca a transformação da mulher em fera: a princípio de forma controlada, ate que um dia se torne completa e imutável e passando o resto da vida como um animal.

No caso de Nagini, a fera em questão é uma Naga: cobra comum nas regiões asiáticas principalmente indonésia. *por isso a escolha de uma atriz asiática para o papel.

 

 

Naga, do sânscrito नाग, nāga: é uma palavra que designa um grupo de divindades da mitologia hindu e budista; normalmente têm a forma de uma enorme cobra-real, com uma ou várias cabeças; o termo Naga é muitas vezes ambíguo, pois pode também em determinados contextos, se referir a uma das várias tribos ou etnias humanas conhecidas como Nāga; em termos concretos, refere-se tanto a Cobra Rei, para o elefante, e de todas as cobras de menor grau; também pode se refere a um grupo de deuses, ou espíritos, ou um clã de pessoas misteriosas, e às vezes todas as essas coisas ao mesmo tempo;

No estado de Karala, no sul da Índia, uma pequena floresta chamada Sarpa Kavu (que significa “Casa da Cobra Deus“) foi reservadamente para os Naga. É decorada com deus serpentes, e os adoradores dessas serpentes viajam para lá, às vezes vem de muito longe somente para adorar estas estátuas de pedra.

 

 

As Naga estão associados com a natureza, e podem ser considerados uma espécie de espírito da natureza.

São particularmente associados com a água, das nascentes às chuvas. Isto é muito interessante, se pensarmos em nossa cultura brasileira, também temos nossas próprias lendas de cobras similares as Nagas: a Yacumana, a serpente gigante lendária do Amazonas, tendo seus 40 metros de comprimento e 2 de largura O.o simplesmente assustador não???

 

 

Estes deuses fluviais são freqüentemente avistados na área rural da Tailândia e Vietnã, onde aparecem como seres gigantes prateados deslizando através de bacias hidrográficas e, ocasionalmente, deixando pistas na lama.

J.K. Rowling revelou em seu Twiter recentemente que a origem da Nagini estava escrita há 20 anos e se pesquisarmos mais a fundo, faz todo sentido J.K ter guardado esse segredo, já que um Naga feminino recebe o nome de: nagi ou nagini, quando definido como meio mulher e meio cobra, o que é mais uma prova de como genial é essa mulher o/ sou fã mesmo obrigada/de nada!!!

 

 

Em entrevista para Entertainment Weekly, a atriz Claudia Kin revelou que durante esse novo filme conheceremos o circo itinerante Arcanus: a personagem Nagini, faz um ato de transformação muito convincente para os “trouxas”… Sim o circo em questão pertence a um bruxo que mantém apresentações particularmente especiais a “Trouxas”. *muito similiar a circos de horror ou aberrações que existiam nas décadas de 20 a 60 no mundo.

 

 

Kim ainda acrescentou que Nagini jovem está muito longe da “Cobra Vilã” conhecida por auxiliar Lorde Voldemort rumo a sua busca pelo poder.

“Será muito interessante ver outro lado de Nagini”, Kim diz à EW. “Você só a viu como uma Horcrux. Nisso, ela é uma mulher maravilhosa e vulnerável que quer viver. Ela quer ser um ser humano e eu acho que é um contraste maravilhoso para o personagem. ”

Como o filme se passara em 1927, Nagini esta no auge de sua juventude e ainda pode se transformar em cobra e voltar a forma humana de acordo com sua vontade, mas devido a sua misteriosa maldição de sangue ela sabe que eventualmente, ela se tornará uma cobra permanentemente algum dia:

 “Ela sente às vezes que não é controlável”, diz Kim. “Ela é obrigada a transformar-se [permanentemente] em algum momento em uma fera, então ela sente essa pressão… que o relógio está correndo.”

Mas Nagini é uma bruxa???

“Ela tem poderes que ainda precisam ser explorados”, Kim diz cuidadosamente para não dar Spoiler sobre a trama. “Eu não posso confirmar que ela tem poderes como os magos têm. E ela não tem uma varinha.”

Como pudemos ver ao longo dos trailer, Nagini cria um laço de amizade para com o fugitivo Credence Barebone (Ezra Miller), que após desaparecer ao final do primeiro filme de Animais Fantásticos, acabou por se juntar ao circo.

 

 

“Às vezes eu me apresento como a ‘única amiga de Credence’”, diz Kim. “É incrível que essas duas almas quebradas sejam capazes de formar algum tipo de amizade dentro do circo. A credibilidade é especial para ela, porque ele a encoraja a usar seu poder. ”

 

 

Como os personagens Nagini e Credence aparecem em algumas cenas do trailer em situações de fuga, acredito que em algum momento ambos não farão mais parte do Circo Arcanus.

Assim como a possibilidade de se separarem em algum momento se fortaleceu com essa imagem a baixo:

 

 

Onde Nagini esta lada a lado do herói Newt, no que parece ser a ponte de Hogwarts.

Questionada sobre as teorias dos fãs Kim acrescentou:

“Eu vi muitos vídeos e teorias de fãs no YouTube”, diz ela. “Todo mundo é tão bom em analisar cada elemento que existe. Tenho sido muito cuidadosa e consciente de que não devo estragar isso para ninguém. Mas eu estou morrendo de vontade de dizer alguma coisa!

Espero ter ajudado a esclarecer algumas duvidas sobre a personagens e agora é esperarmos a estréia do filme Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald no dia 15 de novembro.

Mais alguém ansioso??? Chega logo Novembro!!!

APROVEITE PARA CONHECER NOSSO CANAL DO YOUTUBE:

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ:

ORANGE IS THE NEW BLACK | Última temporada ganha primeiro teaser!

  Orange is the New Black marcou o início de uma era monumental da televisão e, por seis temporadas inesquecíveis, trouxe histórias contemporâneas difíceis, relevantes e humanas. Em sua temporada final, as mulheres de Litchfield concluem que a prisão mudou suas...

BLACK MIRROR | Netflix divulga trailer para cada um dos episódios!

  O primeiro trailer de Black Mirror nos mostrou que teremos apenas 3 episódios nessa quinta temporada, mas não haviam sido mostrados muitos detalhes. Recentemente a Netflix divulgou trailers separados para cada um dos episódios, dando  um pouco mais de detalhes....

Compartilhe:

Quem escreveu?

Marcela Simões

Devoradora de livros, Hq’s, mangás, filmes, séries, animes - enfim, tudo que envolva fantasia me atrai, mas não me limito a esse tipo de enredo; bem eclética, amo quando mergulho em algum tema e só o abandono depois de ter conseguido toda e qualquer informação possível. Puxar assunto? Fale de Game of Thrones ou Harry Potter que o papo vai longe!

Receba todas as notícias do mundo nerd em primeira mão!

Receba todas as notícias do mundo nerd em primeira mão!

Inscreva-se na newsletter do Coxinha!

Por favor, cheque seu email para confirmar a inscrição!