Eu já tenho celulares com o sistema Android há muito tempo. Não vou mentir, o sistema sempre me agradou bastante, ganhou meus amores e nunca consegui me apaixonar por outro. Sempre gostei da interação intuitiva que, na minha opinião, facilita a vida – a realidade do meu dia a dia hoje é estar conectada! E eis que o meu atual aparelho, um Moto G, acaba de receber na ultima madrugada, a atualização para o Android Lollipop! Eu estava ansiosa pela mudança e vou contar para vocês o que eu achei. Depois, no final do post, não deixe de comentar o que achou da nova versão do sistema operacional, se é que você já está usando também!

Dividi em áreas para você, espero que curta!

ACESSO

Eu sempre usei meus aparelhos com senha, mais pela privacidade do que pela segurança, porque detesto que “fuxiquem” meus assuntos pessoais! Se for pra você saber, eu te conto! Na versão anterior do sistema, o 4.4 ou KitKat, eu precisava de 2 ações para acessar o aparelho: ligar a tela e tecer o meu desenho de senha (prefiro isso ao PIN). Agora é necessário ligar a tela, DESBLOQUEAR A TELA, e só então tecer a senha. E esse pequeno segundo extra me desagradou! O movimento ao qual eu já estou habituada há tanto tempo, deixou de ser fluido… Acredito que a nova função para notificações seja a causa.

 

NOTIFICAÇÕES

As notificações agora, quando você desce a aba, receberam o acréscimo de um ícone que permite deletar todas as notificações da lista em um único toque. APROVEI essa iniciativa, justamente por ser algo que sempre desejei bastante. Tem dia que todo mundo resolve falar com você…

A outra novidade é a opção de você visualizar ou não suas notificações com o dispositivo bloqueado. E é ela que acredito ser a causa da tela extra antes do acesso a senha!

Eu testei a opção. Você liga a tela e já ali pode ver tudo que recebeu na aba de notificações. Ok… Louvável se você usa o aparelho para fins comerciais ou necessita de agilidade nas informações que te chegam. Com um toque você descobre se o e-mail ou a resposta esperados chegou. Eu talvez pense na possibilidade de utilizar em um dia que eu estiver em transito… Para mim, que uso o celular informalmente no meu dia a dia, seria a única ocasião válida. Mas por que eu DESAMEI essa função? Como eu já disse de inicio, eu PREZO, FEROZMENTE, a minha privacidade! E essa função te deixa com os seus assuntos pessoais totalmente abertos para quem por as mãos no aparelho. Que me adianta a senha, se você pode ver o que escreveram para mim em particular do mesmo jeito? Não me importa que seja meia frase, às vezes duas palavras é o que basta!

Existe a opção de um bloqueio parcial dessa função. Nele só aparece a informação de que você recebeu uma notificação de tal coisa (messenger, whatts, twitter). Ok, mas achei irritante. Pelos avisos sonoros eu sei o tipo de mensagem que recebi imediatamente, eu os uso com essa finalidade. E se eu vou abrir do mesmo jeito o aparelho para ver o que chegou, pra que serve ver que veio alguma coisa daqui ou dali na tela, junto com a mensagem de conteúdo bloqueado? Deixarei a função inativa por completo…

E eu também acho que essas notificações poderiam ficar na aba. A tela poderia ir direto para a tela de senha, com a opção de ver as notificações sem o desbloqueio puxando a aba como se faz quando o aparelho está em uso! Evitaria a tela extra no inicio! Só acho…

E a ultima coisa nas notificações que eu até achei interessante é o fato de você pode selecionar prioridades. Agora você pode dizer ao aparelho se quer ser incomodado parcialmente ou se quer ficar incomunicável em absoluto. Indo até “Som e Notificação” nas configurações, e entrando em seguida em “Notificações de aplicativos”, dá pra configurar quais apps você deseja bloquear as notificações e quais deseja tornar prioritárias. Depois só apertar o botão de volume do aparelho e selecionar o quanto você quer ou não ser incomodado e por quanto tempo o bloqueio deve durar. Deve ser ótima pra dormir sem ninguém encher.

LIGAÇÕES

Um dos pontos negativos para mim na versão KitKat era haver certa dificuldade para chegar a lista de contatos. Se você queria checar a lista completa, sem buscar um nome específico, era preciso uma sequencia de cliques. A nova versão trouxe para junto da discagem rápida essa lista, junto com as ligações recentes. Ficou horrores mais acessível! E eu fiquei horrores satisfeita!kkkkkk

Android Lollipop

LANTERNA

Isso era coisa que a velha versão não tinha. Você podia usar a função lanterna apenas se baixasse apps com essa finalidade. Facilitou também!

Screenshot_2015-02-03-13-04-24

TELA

Se você ativar essa função, quando acessar a tela de aplicativos recém abertos, haverá um “pino”. Se você o usar, pode emprestar o celular com a tela travada em um jogo para aquele seu sobrinho usar, por exemplo! O jogo vai rodar normalmente em todas as suas telas, mas a criança não poderá sair dele para mexer em outra coisa no aparelho. Desbloqueia com toques combinados ou senha, a escolha é sua!Android Lollipop

CONVIDADOS

OK,  essa ganhou todo o meu amor possível por uma função! Se você já usa o navegador Google Chrome, sabe que temos uma função para configurar o navegador para outro usuário, sem alterar seus favoritos ou históricos pessoais. A função convidados é similar. Você pode configurar um perfil para um convidado, com apps e o que ele pode utilizar no seu aparelho. Se houver a necessidade de um empréstimo, é uma função pra lá de útil! Também permite voltar ao usuário principal por toque simples ou senha, novamente a sua escolha! <3

TECLADO

As funções não mudaram, meu adorado swype permaneceu, mas a cor… Prefiria o escuro, esse branco não fez meu estilo… Desamei essa também!

Android Lollipop

Ainda tem algumas outras funções, como os ajustes de brilho, acesso a dados, que eu testei e praticamente não mudou muita coisa. Também a lista de recém abertos, que deixou de ser em tags e passou a ser em janelinhas em cascata… Ficou esteticamente bonitinho, mas não curti muito porque muitas vezes fui fechar e só mudei de janelinha, pois tenho dedos mais gordinhos. E há alguns que não testei, mas que não fazem parte do meu dia a dia, então por hora não senti a necessidade de ficar fuçando isso( não estou trocando de aparelho nem precisando não ser incomodada, kkkkk). Mas essas foram as minhas impressões! E as suas? Conte pra mim nos comentários, ok? 😉

Compartilhe: