American History X

-por , em 21/01 -
American History X

“Nos estamos perdendo lugar para esses imigrantes” Não é de hoje que as pessoas levantam discursos de temas complicados, coisas pesadas como racismo entre classes e fenótipos e claro que o cinema não poderia ficar de fora dessa questão e “American History X” os traz uma visão fantástica disso. Mas será que você já conhece essa vertente da história? Vamos conferir isso juntos.

Recentemente fiz questão de rever um filme que levanta questionamento muito forte, o nome dele é A Outra História Americana(American History X) lançado em 1998 e dirigido pelo Tony Kaye no qual retrata a história de Darek(Edward Norton) um neonazista que tem seu grupo com ideias racistas e repulsivas porém depois do assassinato de dois negros que tentam roubar seu carro ele acaba sendo preso e ali suas ideologias e sua vida mudam porém quando volta para casa tem de lidar com seu irmão Danny(Edward Furlong) que está indo pelo mesmo caminho no qual ele estava então ele tem se sente na tarefa de tira-lo do mesmo caminho.

Sabia que depois desta sinopse muitas pessoas desistem de assisti-lo? Mas vamos analisa-lo pedaço por pedaço. O filme começa com um flashback em preto e branco o que se repetirá algumas vezes as quais explicam bem as psicologia das personagens e também nos colocam à parte da situação com uma fotografia esplêndida e câmera lenta que é usada em algumas partes aumentando a imersão e colocando-o em uma posição privilegiada para observar e montar seu pensamento crítico sobre a vida retratada ali.

historyx2

Outro ponto muito forte é a trilha sonora que rege de forma exemplar e maestral uma emoção não exagera e não coloca garganta abaixo um sentimento para você. Partes orquestradas, canções encaixadas todas usadas de forma fantástica.

Mas apesar de atuações incríveis, trilha sensacional e fotografia estupenda o que mais chama atenção é com certeza o tema abordado, como mostra a sinopse o filme fala muito claro sobre o racismo mas não só dos neonazistas retratados na história mas também da comunidade negra que se instalou e ficou muito forte aonde vivem os personagens da história.

historyx3

O mais interessante de tudo isso é a forma crua com qual tudo isso é colocado a ser analisado, e de nenhum modo a qualidade cai muito pelo contrário chega a um nível de realidade que causa até repulsa nas pessoas, algo daquele tipo “Não quero ver uma coisa tão real”. É lógico que a parte racial é bem chocante e bastante repulsiva porém acho que o filme levanta muitos outros pontos a serem discutidos como a violência que não se resolve com outra violência quando é retratada a briga entre os grupos(que é colocada em pauta a violência policial), também há questão de exemplos e redenção de caminhos quando nos aprofundamos na história dos dois irmãos enfim, o filme tem muitas camadas assim como os ogros que vale muito a pena serem exploradas, por isso recomendo fortemente que todos assistam e reflitam sobre o que verão.

Mas e você caro leitor, já assistiu A Outra História Americana? Tem seu ponto de vista? Que tal debatermos um pouco sobre nossas versões sobre a história americana?

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você