Quem nunca parou no trânsito ou nas calçadas dos grandes centros só para comprar um saquinho de amendoim açucarado? É simplesmente delicioso, desperta os maiores prazeres do amendoim em pequenas porções e inúmeros momentos de alegria. Tudo em apenas um saquinho. Pois bem, vamos levar este paraíso para dentro de sua casa? Vamos aprender a fazer o delicioso amendoim açucarado?

Mas antes, que tal os benefícios do amendoim? Para dar um basta definitivo à má fama que ronda o petisco, pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo observaram ratos que o consumiam regularmente e chegaram a duas conclusões importantes: mesmo sem restrição de calorias, o amendoim ajudou a controlar o peso dos animais e “até quando o amendoim é bem triturado pelos dentes, nem todas as moléculas de gordura são quebradas”, observa a pesquisadora Neuza Maria Brunoro Costa, que liderou a investigação.

Ingredientes

500 g de amendoim cru com pele | 500 g de açúcar | 1 copo (americano) de água | 1 colher (chá) de sal

Modo de preparo – Ponha em uma panela de borda alta o amendoim cru com pele e leve ao fogo baixo. Mexa para o amendoim torrar, mas sem queimar.  Acrescente o açúcar, a água e o sal. Mexa com uma colher de pau até o açúcar secar e grudar nos amendoins.  Retire do fogo e espalhe em uma assadeira.  Solte os amendoins grudados e deixe esfriar.

Dicas e informações – Sirva em uma panela de barro, tigela ou canudos de papel (para porções individuais). Esta receita rende cinco porções e cada uma delas tem, em média, 931 calorias.

Compartilhe: