Pressupõe-se que todo pesquisador precisa de anos e anos de estudos para fazer uma grande descoberta, correto? Errado!! A jovem Nicole Ticea uma estudante da York House School (situada em Vancouver , no Canadá) de apenas 15 anos desenvolveu uma maneira simples, rápida e barata de se fazer o teste de HIV: A técnica desenvolvida  pela jovem é parecida com um teste de gravidez e utiliza uma única gota de sangue permitindo que o resultado saia na mesma hora!Nicole já havia testado esse método com outras doenças virais , mas foi a primeira vez que testou no vírus da AIDS.

O novo teste utiliza uma técnica de nome complicado : Amplificação Térmica de Ácido Nucléico.Ao contrário das técnicas que se usam hoje em dia de buscar por anticorpos ( o que só pode ser detectado após um tempo de contágio – geralmente superior a 30 dias) , a técnica de Tícia literalmente amplifica o vírus de forma acelerada detectando a doença antes mesmo da pessoa contaminada desenvolver os anticorpos.Em uma doença como a AIDS aonde o início do tratamento precoce garante maiores chances de estabilização da doença isso é um avanço maravilhoso.

nicole corpo

O teste desenvolvido pela jovem deve demorar para chegar ao ‘mercado’ pois ainda tem que passar por muitos testes e aprovações.Sendo aprovado ele representará uma redução de gastos muito grande na realização deste tipo de exame e facilitará em muito a realização dos testes em países pobres como a África , aonde os índices de contaminação são cada vez maiores.

O projeto de Tícia  foi  realizado  em parceria com o professor Mark Brockman e o aluno de graduação Gursev Anmole, ambos da Simon Fraser University.Tícia disse que vai continuar aprimorando o projeto em paralelo às suas atividades escolares regulamentares.

Compartilhe: