Acho que tenho alergia à televisão!

-por , em 22/08 -
Acho que tenho alergia à televisão!

Você prefere televisão ou internet? Vamos começar a pensar em alguns prós e contras e chegar a alguma conclusão? Afinal, nossa geração é ou não é alérgica à televisão e prefere passar seus momentos livres e desimpedidos frente à uma tela de computador? Eu só posso falar por mim, mas leiam e tirem suas conclusões.

 

Não pense que, ao mencionar internet, estou me referindo apenas aos computadores de mesa ou notebook que temos em casa. Se você está em um restaurante que tem televisão com programação popular, ou de interesse geral, e prefere ficar olhando seu tablet ou smartphone, comentando as fotos de seus amigos no Facebook ou lendo o que está se passando no Twitter, vai por mim: você faz parte dos que estão com alergia à televisão. Mas não é uma doença ruim, aliás, nem doença é… É mais hábito de uma sociedade em evolução do que qualquer outra coisa. Afinal de contas, nos cafés da década de 1960, o costume era sentar com amigos e ler um jornal ou um livro talvez por horas a fio. Os tempos mudam, as coisas mudam e as alergias também.

 

televisão

 

Está acontecendo uma inversão muito grande de valores com relação às mídias modernas – internet e televisão. Quando eu era mais nova, os mais velhos diziam que eu não podia ficar muito tempo na frente da TV pois ela só ensinava besteira e que eu deveria ler um livro ou ir estudar. Ok, eu fui estudar – não passei a minha infância/adolescência grudada na frente da TV viciada em todos os programadas e desenhos animados. Gostava, mas nunca fui viciada. Mas aí eu descobri o mundo dos filmes, das séries e me apaixonei. E aconteceu uma coisa que ninguém imaginava, neste caso, a TV me ensinou muito – aprendi inglês e reforcei expressões idiomáticas que utilizo até hoje, coisa que nenhum cursinho me ensinou. Olha aí a contradição, a TV não ia estragar meu intelecto?

 

Daí hoje eu não preciso necessariamente da TV para ver meus filmes e seriados, a internet chegou e derrubou aquela barreira dos canais e das gravadoras. Hoje eu assisto o que eu quiser na hora que eu quiser, com quem eu quiser e da forma que eu quiser – em casa, no trabalho, na rua, no ônibus, no médico, nada mais me segura. Mas aí eu te pergunto: aquelas pessoas que diziam que a televisão não ia me deixar mais inteligente, estão no Facebook e no Youtube ou continuam lendo seus livros? Pois é, acontece que hoje a opinião sobre estar ou não conectado 24 horas por dia é cheia de demagogia. As pessoas criticam, mas estão conectadas criticando. As pessoas dizem que eu intelecto diminuirá, mas elas estão ali, olhando para a telinha iluminada esperando isso acontecer. Mas #wtf – não foi assim que eu aprendi, foi?

 

hate tv

 

Bom, para alegria de todos, eu não odeio a televisão, mas confesso que acabei ficando com certa alergia. A programação quadrada, cheia de padrões, limitações, censuras e erros de português conseguem me afastar cada vez mais de qualquer acompanhamento mais frequente. Assisto algumas coisas sim, mas esporadicamente, quando realmente não tenho mais nada para fazer no computador ou no meu celular. Mas assim, no final das contas, o tempo que perco no youtube é basicamente o mesmo que eu perderia na frente da TV. E mesmo com os novos canais do youtube, cheios de humor e temas ilimitados (já que não existe censura), considero que alguns são realmente desnecessários e que estamos criando, sem muita consciência, uma réplica (melhorada ou não) da televisão. Quem nunca ficou um tempinho na frente do youtube pensando que não tinha mais vídeo nenhum para assistir?

 

O ser humano não nasceu para trabalhos e atividades repetitivas, até mesmo quem é ótimo nisso e realmente não se incomoda, tem horas que muda a atividade só para dar uma aliviada da mente. Ficar horas na frente da TV ou ficar horas na frente do computador, seja fazendo a mesma coisa ou atividades diferentes, dá alergia ao seu cérebro, vai por mim. Ele precisa de tudo um pouquinho, o novo, mesmo que seja repetido de ontem, é sempre mais interessante. Vai por mim, essa nossa alergia não nos levará a lugar algum.

 

Perfil Coxinha

Coxinha Nerd

Você tem alergia a que?
A favor dos nerds e contra a tirania dos Kibes.
Facebook | Twitter

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você