Muito antes de sua estreia em 2019, os personagens do filme After, já tinham suas contas no Instagram, onde os fãs da coletânea de livros criados por Anna Todd, a partir de uma Fanfic do Wattpad, que tinha a banda One Direction como inspiração, podiam interagir, e conhecer um pouco mais sobre Tessa, Hardin, Landon, Molly, e todos os outros.

As contas do Instagram são exatamente o que você esperaria, considerando o que você sabe sobre cada personagem. Hardin, por exemplo, carrega toda aquela atmosfera rebelde, cheia de fotos em preto e branco; enquanto Tessa, tem em suas postagens muitos livros, frases românticas e cores mais claras.

Mas a criação de contas, para personagens de séries e filmes não é exclusiva de After; a série 13 Reasons Why da Netflix, foi a primeira a fazer isso, criando perfis para cada um de seus personagens, a fim de deixar pistas sobre “suspeitos”, mas diferente de After, que constantemente fazem posts, os integrantes de 13RW só movimentam essas contas na época do lançamento das temporadas.

View this post on Instagram

Everything affects everything.

A post shared by Alex Standall (@alex.standall) on

Mas qual é o intuito da criação dessas contas?

A melhor resposta é: conectar os fãs, torna-los intimo e criar alguma cronologia em paralelo a história.

E se analisarmos o perfil dos protagonistas, é perceptível a cascata de emoções e a transição de fases na trajetória narrativa, o que definitivamente aproxima os fãs, que constantemente respondem os posts e pasmem, o perfil responde de volta.

Não há forma melhor de cativar um fandom, do que tornar o que só existia no seu imaginário, real.

Confesso que me incomoda os perfis, mesmo sabendo que são uma excelente ferramenta de conexão, sinto falta de ver mais do imaginário literário no Instagram, haja vista que eles são mais voltados para a história contada nas telas. No entanto, em conversa com outros leitores apaixonados do fandom, descobrimos que aparentemente isso está mudando. Isso porque, dois novos perfis surgiram na rede social, que só quem leu os livros conhece… O que já é gratificante, e um passo para a expansão do universo que vai muito além dos filmes.

Você as reconhece?

No mais, essa estratégia de marketing, é uma incrível forma de fidelizar o fã e torna-lo parte da narrativa. Além de ser uma ótima forma de popularizar a história. Afinal quem não se sente íntimo quando seu personagem favorito responde sua mensagem? Ou quando você recebe a notificação de alguma nova publicação?

After está disponível no Prime video, o segundo filme ainda não tem data de estreia.

LEIA MAIS SOBRE FILMES