Projeto para enfim acabar com o problema da seca!

-por , em 09/11 -
Projeto para enfim acabar com o problema da seca!
O australiano Edward Linacre decidiu ajudar a solucionar o problema de seca de seu país. Ele se baseou no modo de sobrevivência de um besouro da Namíbia (consegue viver em ambientes hostis capturando moléculas de água no ar) e criou o Airdrop. Para elaborar o projeto ele estudou como, em algumas áreas mais áridas, o problema não está na falta de água, mas no calor que é tão grande que dificulta o encontro de água em seu formato líquido.

Seu design é capaz de ajudar as colheitas nesses ambientes quando a chuva tiver previsão muito distante para ocorrer. Com uma produção de baixo custo e um mecanismo bem simples, o Airdrop foi criado para ser usado, ao menos inicialmente, por fazendeiros pequenos e produtores auto-suficientes.
Outra vantagem do projeto é que, além do sistema de ser simples e barato, ele usa energia solar. Ou seja, o próprio calor que causa o problema dessas regiões desérticas se torna um componente para a solução. Uma turbina leva o ar para sistemas subterrâneos, onde ele é resfriado até produzir água. Daí, essa água é guardada e distribuída pelo subsolo. O design ainda conta com um painel LCD que mostra os níveis da água na reserva, tempo de bateria solar e outras informações.
O projeto foi desenvolvido com a ajuda de fazendeiros locais e técnicos de irrigação. Todo o desenvolvimento foi feito de acordo com pesquisas que mostram a possibilidade de se usar a água do ar de regiões como o deserto australiano. O desenho final, que surgiu da proposta do Prêmio de “desenhar algo que resolva um problema”, serve para ajudar agricultores nos piores momentos de seca.
 
Viu? Uma iniciativa simples que poderia receber investimento de inúmeras empresas, inclusive no Brasil para enfim acabar com esse problema que não têm mais razão de existir…
Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você