INCRÍVEL: As flores emitem sinais elétricos para atrair abelhas!

-por , em 28/02 -
INCRÍVEL: As flores emitem sinais elétricos para atrair abelhas!

Olha! Os cientistas da Universidade de Bristol descobriram que as flores utilizam padrões de sinais elétricos juntamente com outros sinais característicos para aumentar a atração dos insetos polinizadores por elas, como por exemplo, as abelhas. Os métodos de comunicação entre flores são tão sofisticados e eficientes quanto os utilizados por uma agência de publicidade, duvida?

 

De acordo com este estudo, publicado na Science Express pelos pesquisadores, para qualquer anúncio ser bem sucedido, ele precisa alcançar pelo menos sua audiência alvo. A pesquisa mostra, pela primeira vez, que os polinizadores como as abelhas, são capazes de distinguir os sinais elétricos dados pelas flores.

 

As flores, por sua vez, produzem cores vivas, padrões e fragrâncias sedutoras para atrair seus polinizadores. Os pesquisadores da Escola de Bristol de Ciências Biológicas, liderados pelo professor Daniel Robert, descobriram que as flores também tem seu equivalente a um sinal de neon – padrões de sinais elétricos que podem enviar informações para o inseto. Estes sinais elétricos podem trabalhar em conjunto com os demais sinais emitidos pela flor aumentando sua “publicidade floral”.

 

abelhas

 

As plantas possuem uma carga negativa, emitindo fracos campos elétricos, enquanto as abelhas, adquirem uma carga positiva enquanto voam. Nenhuma faísca é produzida quando uma abelha se aproxima de uma flor, mas uma pequena força elétrica acumula-se potencialmente, transmitindo para as pequeninas voadoras, uma informação.

 

Ao colocar os eletrodos nas pétalas das Petúnias, os pesquisadores notaram que, quando uma abelha pousa, mudanças potenciais são identificadas na flor, fazendo com que o inseto permaneça ali por vários minutos. Poderia ser este o caminho pelo qual as abelhas avisam a outras abelhas o caminho e as flores que estão percorrendo e pousando? Para a sua surpresa, os pesquisadores descobriram que podem sim detectar e distinguir os diferentes campos elétricos florais.

 

abelhas

 

Além disso tudo, os pesquisadores descobriram ainda que, quando as abelhas são “aprovadas para ir ao mundo” polinizar, é porque elas aprenderam a diferença entre as duas cores de quando os sinais elétricos ficam disponíveis. Mas e como as abelhas podem identificar esses sinais elétricos? Não se sabe ao certo a resposta para esta pergunta, mas os pesquisadores especulam que seus pelinhos arrepiam-se na força eletrostática, assim como fazem nossos cabelos em frente a uma TV antiga.

 

Esta descoberta criou uma nova compreensão sobre a percepção dos insetos e as comunicações deles com as flores. O Dr. Heather Whitney, co-autor do estudo, disse: “Esta descoberta revela que as flores podem realmente informar seus potenciais polinizadores sobre o status de seu néctar e suas reservas”. O professor Robert disse: “A última coisa que a flor quer é atrair uma abelha sem ter néctar, esta é uma lição de publicidade honesta porque as abelhas são espertas e se pousarem em uma flor que pouco tem a oferecer, dificilmente elas retornarão”.

 

A pesquisa, realizada pela Universidade de Bristol foi apoiada pela Fundação Leverhulme.

 

Perfil Coxinha

Coxinha Nerd

Posso estar apaixonada pelas abelhas, flores e afins?
A favor dos nerds e contra a tirania dos Kibes.
Facebook | Twitter

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você