Você se lembra dessa musica:  “They´re creepy and they´re kooky Mysterious and spooky They´re all together ooky  he Addams Family”!? Vem comigo que vou explicar porque comecei cantando neste post… 😉

Tudo começava com um estalar de dedos e a entrada de uma família assustadoramente engraçada na tela da TV. Quem criou essa família nada comum foi Charlie Addams, ainda na década de 1930. Charlie trabalhava no departamento de arte de uma revista criminalista e sua função era pintar cruzes pretas onde haviam encontrado cadáveres! Era mesmo de arrepiar essa função!

familia addams

A Família Addams surgiu primeiro em cartoons góticos com humor mórbido e se tratava simplesmente de uma família monstro que adorava brincar com a morte. Essa maneira encantadoramente estranha e divertida de contar história, ganhou a TV. A primeira aparição de Gomez, Morticia, os filhos Vandinha e Feioso (Wednesday e Pugsley – nomes originais), Fester o tio, Vovó Addams e Tropeço, o mordomo com aparência sinistra de Frankenstein, foi em 1964 no seriado preto e branco na ABC .

familia

Os Addams tinham parentes nada convencionais como “o coisa”, um primo que era literalmente um monte de cabelos que lhe cobriam ate os pés e a “Mãozinha”, uma mão decepada do corpo que andava com os dedos por ai. Na cinematografia Os Addams tiveram três filmes: A família Addams (1991), A família Addams 2 (1993). Sinceramente, este segundo filme foi um dos melhores com a chegada do bebê Addams e o casamento de Fester com uma falsária.

familia addams

O filme me fez render boas risadas, principalmente quando passavam as cenas do acampamento que Vandinha e Feioso foram obrigados a participar. Não tem como se esquecer da cena que Vandinha Addams é obrigada a sorrir, seu sorriso é diabolicamente assustador. O último filme foi O retorno da Família Addams (1998).

familia addams

Foi produzido também um Cartoon (Desenho) em 1973 por Hanna Barbera. Além dos sucessos na TV, também tivemos jogos e adaptações brasileiras no teatro em 2012. Se você curtia os Addams deve ter batido uma saudade grande agora!  A série original em preto e branco está disponível na internet. Para os mais novinhos que gostam bastante da família, esta é uma boa sugestão.